Devolutiva dos resultados de pesquisa desenvolvida com cuidadores familiares de idosos dependentes

Autores

  • Karla Ferraz dos Anjos Universidade Federal da Bahia
  • Rita Narriman Silva de Oliveira Boery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vanessa Cruz Santos Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Nagib Boery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p99

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de retorno do conhecimento à comunidade após a realização da pesquisa. Método: relato de experiência, a partir do desenvolvimento de atividades com cuidadores familiares de idosos dependentes, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, em dois municípios do interior do Estado da Bahia, no ano de 2014, totalizando 24 participantes. Resultados: a participação de pesquisadores, profissionais das Estratégias Saúde da Família e participantes da pesquisa a partir de encontros de retorno do conhecimento possibilitou conciliação entre a produção e a (re)construção do conhecimento, assim como evidenciou a necessidade de compartilhar os resultados encontrados na pesquisa após sua realização como compromisso do pesquisador e ação social. Conclusão: o retorno do conhecimento à comunidade é imprescindível e possibilita aos participantes e pesquisadores troca de saberes, diálogo sobre os achados do estudo e produção de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Karla Ferraz dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (PPGENF/UFBA). Salvador (BA), Brasil.

Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB). Jequié, Bahia, Brasil.

Vanessa Cruz Santos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutoranda, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

Eduardo Nagib Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Enfermagem. Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB). Jequié, Bahia, Brasil.

Referências

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. Revista Katálysis. v.10, n. (esp), p. 46-54, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Normas e Manuais Técnicos, Série A, 64 p. Brasília: Ministério da Saúde. 2008a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Cuidar melhor e evitar a violência: Manual do Cuidador da Pessoa Idosa. Brasília. 2008b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. 2012.

OLIVEIRA, Adriana Cristina. A trajetória do pesquisador em enfermagem. Editorial. Rev Min Enferm. v. 14, n. 1, p. 11-8, 2010.

PATZLAFF, Rubia Graciela; PEIXOTO, Ariane Luna. A pesquisa em etnobotânica e o retorno do conhecimento sistematizado à comunidade: um assunto complexo. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 16, n. 1, p. 237-46, 2009.

Downloads

Publicado

2016-09-30