A psicologia como mediadora na formação de jovens leitores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p153Resumo
Este texto relata o trabalho realizado por graduandas de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp, por meio de uma experiência de ação mediadora do contato de adolescentes com a leitura, realizada entre 2013-2014 em uma entidade assistencial. Para tanto, optou-se pela Psicologia Histórico-Cultural e por elementos da pedagogia de Paulo Freire como referências teóricas para as ações práticas: oficinas que abordaram a leitura de maneira alternativa ao modelo escolar tradicional, possibilitando a compreensão deste campo de saber por meio da relação interpessoal grupal. Os resultados desta experiência indicam que a Psicologia pode contribuir como mediadora em espaços educativos valorizando e enriquecendo a relação com esse elemento fundamental da cultura humana que é a leitura. Outrossim, reitera-se a importância de o psicólogo conhecer as limitações das práticas escolares tradicionais, que têm comprometido a formação crítica dos estudantes, de modo a poder contribuir para a mudança desse quadro.
Referências
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Revista Ensino em Re-vista, vol. 17, p.237-247 da UFU – Uberlândia-MG Disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista> Acesso em: 02 de outubro de 2014.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática.7ª edição, 2001
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA, Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. 7ª Ed. Brasília, DF: Impressa Oficial, 2012.
FERREIRA, E.A.G.R. Construindo histórias de Leitura: A leitura dialógica enquanto elemento de articulação no interior de uma “Biblioteca Vivida. 2009.456 f. Tese (Doutorado em Letras)–
Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. CEDES vol. 25 n°.65 Campinas Jan./Apr. 2005. p.87-101.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 23 ed., 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 4).
GOMES, C. A. V.; MELLO, S. A. Sobre o lugar do sujeito na atividade de leitura. Amazônida, vol. 1, n. 1. Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, 2007. p. 27-42.
KLEIMAN, A. A concepção escolar da leitura. In:_______ Oficina de leitura: teoria de prática. Campinas: Pontes, 2002. p.15-30.
MARTINS, M. H. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 1994.
REUEN, A. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. In PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense - Volume I. Paraná, Governo do estado do Paraná, 2007. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_
utfpr_port_artigo_adriana_regina_feltrin_rauen.pdf> Acesso em: 20 de Dezembro de 2015.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 1995.
ZILBERMAN, R. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.