Divulgação científica a partir da distribuição de caixas entomológicas em escolas: um relato de experiência

Manuela Kich Wegener, Camila Werbes Wesner, Gustavo Pedroso de Moraes, Gerson Azulim Muller

Resumo


Neste relato de experiência são apresentadas atividades realizadas no ano de 2015 por um grupo de alunos extensionistas do Instituto Federal Farroupilha, que montaram e distribuíram caixas entomológicas em escolas públicas de municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi motivada pela deficiência observada nos laboratórios de ciências das escolas em relação à falta de material para ser utilizado em aulas práticas de entomologia. Ao final do projeto de extensão, foram gerados benefícios para os alunos extensionistas, que puderam vivenciar uma realidade escolar diferente da sua, e para as escolas, que tiveram um incremento de material didático para ser utilizado em aulas práticas na área de ciências biológicas.


Palavras-chave


Biologia; Insetos; Laboratórios

Texto completo:

PDF (English)

Referências


ALMEIDA, L. M.; RIBEIRO-COSTA, C. S.; MARINONI, L. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.

BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratorios de ciências e de biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 207-215, Jul./Dec. 2010.

BROOKS, H. The relationship between science and technology. Research Policy, v. 23, n. 5, p. 477-486, Sep. 1994.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, Jan./Apr. 2003.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v. 7, n. 2, p. 55-66. 2008.

MATOS, C. H. C. et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciencias da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, Jan. 2009.

RAFAEL, J. A. et al. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.

SANTOS, W. L. P. dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, v. 29, n. 3, p. 611-620, May. 2006.

SHEPARDSON, D. P. Bugs, butterflies, and spiders: children’s understandings about insects. International Journal of Science Education, v. 24, n. 6, p. 627-643, Nov. 2010.

ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 3-7, Jul./Sep. 2000.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p198



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.