Divulgação científica a partir da distribuição de caixas entomológicas em escolas: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p198Resumo
Neste relato de experiência são apresentadas atividades realizadas no ano de 2015 por um grupo de alunos extensionistas do Instituto Federal Farroupilha, que montaram e distribuíram caixas entomológicas em escolas públicas de municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Essa atividade foi motivada pela deficiência observada nos laboratórios de ciências das escolas em relação à falta de material para ser utilizado em aulas práticas de entomologia. Ao final do projeto de extensão, foram gerados benefícios para os alunos extensionistas, que puderam vivenciar uma realidade escolar diferente da sua, e para as escolas, que tiveram um incremento de material didático para ser utilizado em aulas práticas na área de ciências biológicas.
Referências
ALMEIDA, L. M.; RIBEIRO-COSTA, C. S.; MARINONI, L. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.
BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratorios de ciências e de biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 207-215, Jul./Dec. 2010.
BROOKS, H. The relationship between science and technology. Research Policy, v. 23, n. 5, p. 477-486, Sep. 1994.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, Jan./Apr. 2003.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v. 7, n. 2, p. 55-66. 2008.
MATOS, C. H. C. et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciencias da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, Jan. 2009.
RAFAEL, J. A. et al. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.
SANTOS, W. L. P. dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, v. 29, n. 3, p. 611-620, May. 2006.
SHEPARDSON, D. P. Bugs, butterflies, and spiders: children’s understandings about insects. International Journal of Science Education, v. 24, n. 6, p. 627-643, Nov. 2010.
ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 3-7, Jul./Sep. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.