Scientific communication about the distribution of insect boxes in schools: report on experience
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p198Abstract
We report here the experience in 2015 of a group of visiting students from the Farroupilha Federal Institute, who assembled and distributed insect boxes in public schools of municipalities in the northwestern region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This activity was motivated by the observation that science laboratories at these schools lacked materials to use in laboratory practical in entomology. At the end of the project, the visiting students benefitted by experiencing a different school environment, and the schools gained more teaching materials to be used in laboratory classes in the field of biological sciences.
References
ALMEIDA, L. M.; RIBEIRO-COSTA, C. S.; MARINONI, L. Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.
BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratorios de ciências e de biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 207-215, Jul./Dec. 2010.
BROOKS, H. The relationship between science and technology. Research Policy, v. 23, n. 5, p. 477-486, Sep. 1994.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, Jan./Apr. 2003.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v. 7, n. 2, p. 55-66. 2008.
MATOS, C. H. C. et al. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciencias da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, Jan. 2009.
RAFAEL, J. A. et al. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto: Holos, 2012.
SANTOS, W. L. P. dos. Letramento em química, educação planetária e inclusão social. Química Nova, v. 29, n. 3, p. 611-620, May. 2006.
SHEPARDSON, D. P. Bugs, butterflies, and spiders: children’s understandings about insects. International Journal of Science Education, v. 24, n. 6, p. 627-643, Nov. 2010.
ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, p. 3-7, Jul./Sep. 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.