Práticas de fluidodinâmica como instrumento de divulgação científica no ensino médio

Autores

  • Fabiano Tavares da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lamon Benevides de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leôncio Diógenes Tavares Câmara Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p94

Resumo

Este trabalho de extensão foi desenvolvido para aproximar os alunos das escolas públicas da região de Nova Friburgo com o Instituto Politécnico IPRJ/UERJ, proporcionando uma experiência dentro da universidade com práticas de incentivo científico para área de ciências exatas e da terra. Apresentando o universo e diversidade dentro do campo de exatas, com um minicurso voltado para estudos de análise de partículas, viscosidade e permeabilidade, esta iniciativa engloba mais que conhecimentos destas atividades, mas também, o resgate da ligação escola-universidade, inserindo os alunos do ensino médio ao ambiente universitário e em atividades científicas. A importância de fornecer um “norte” para os adolescentes, devido à enorme dificuldade de escolher suas profissões, torna este projeto de extensão uma ferramenta em potencial que, muito provavelmente, irá contribuir para o futuro profissional destes jovens cidadãos. 

Biografia do Autor

Fabiano Tavares da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Geógrafo formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Especializado em Geologia e Geofísica Marinha pelo Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR/Depto. de Geologia ? UFF). Experiência profissional como geógrafo na área ambiental e geofísica além de coordenação de trabalhos de campo e de escritório. Experiência em organização e processamento de dados utilizando plataforma MS Access, SIG e CAD. Participação em diversos projetos de pesquisa relacionados à área ambiental, petrolífera e geofísica pelo Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR) da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é bolsista Qualitec nível superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) responsável pelo Laboratório de Fluídos e Fenômenos de Transporte localizado no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ).

 

Lamon Benevides de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Engenharia Mecânica pelo Instituto Politécnico Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ). Possui ensino-medio-segundo-grau pela EEEFM 'Domingos José Martins' (2008) . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica , com ênfase em Fenômenos de Transporte.

Leôncio Diógenes Tavares Câmara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Mestre e Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Pós-doutor pelo IPRJ-UERJ (Projeto DCR, CNPq-FAPERJ). Atualmente, atua como professor adjunto no Instituto Politécnico da Universidade do estado do Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ), em Nova Friburgo-RJ, sendo também pesquisador colaborador do GreenTec (EQ-UFRJ, Rio de Janeiro). Possui experiência em modelagem computacional de fenômenos de transporte e reação, modelagem em engenharia de reações químicas, leito móvel simulado, processos cromatográficos etc. Outras experiências:escoamento multifásico de petróleo, energias renováveis e recuperação terciária de petróleo. Procientista da UERJ desde 2009 (bolsa de produção científica da UERJ) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.

Downloads

Publicado

2016-12-23