À luz da imagem: processos fotográficos e a construção do olhar

Autores

  • Felipe Gonçalves Pinto Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Diego Dias Uzêda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p84

Palavras-chave:

Fotografia, Imagem, Pinhole

Resumo

O projeto de extensão À Luz da Imagem (Cefet-RJ campus Maria da Graça) nasceu em 2015 a partir do interesse dos professores de Física e Filosofia em desenvolver atividades práticas e teóricas em torno da fotografia, contribuindo nos processos de formação do olhar e de construção do visível. O projeto tem como objetivos provocar a reflexão dos participantes sobre os processos fotográficos e sobre a complexidade da fotografia enquanto fenômeno cultural; contribuir na formação dos estudantes de ensino médio com ações de integração curricular; e, por fim, desenvolver e problematizar o olhar dos participantes para o mundo em que vivem. Apresentamos aqui um relato das atividades realizadas no ano de 2015 com alunos de ensino médio e seus desdobramentos, com destaque para a exposição organizada pelo projeto durante a Semana de Extensão 2015 do Cefet-RJ e os canais de troca de experiência abertos com a comunidade externa e outras instituições públicas. 

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Pinto, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Filosofia (PPGF/UFRJ). Docente EBTT do Cefet-RJ campus Maria da Graça e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN/Cefet-RJ). Coordenador do projeto de extensão "À Luz da Imagem".

Diego Dias Uzêda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestre em Ensino de Física (PEF/UFRJ) Docente EBTT do Cefet-RJ campus Maria da Graça. Coordenador do projeto de extensão "À Luz da Imagem".

Referências

AGAMBEN, Giorgio. "O que é o dispositivo?". In AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. "Pequena história da fotografia". In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2012.

DASTON, Lorraine & GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

FABRIS, Annateresa. "A invenção da fotografia". In FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EdUSP, 2008.

FLUSSER,Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Annablume, 2011.

RENNER, Eric, Pinhole Photography – From historic technique to digital application, 4ª edição, Focal Press, 2008.

Downloads

Publicado

2017-11-09