Cenário dos projetos de extensão em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1946-8423
  • Juliana Cidrack Freire do Vale Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Stefani de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Mattei de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p2

Resumo

Considerada a importância da extensão universitária, uma vez que é ela parte indissociável do tripé ensino, pesquisa e extensão, este estudo objetivou investigar como se caracterizam os projetos de extensão universitária, realizados no âmbito da graduação em Secretariado Executivo da UFSC. Por meio de uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo documental e descritivo. Verificou-se que a realização de eventos voltados ao Secretariado predomina como atividade central nos projetos de extensão, fato considerado aquém do conceito de extensão proposto pelo FORPROEX. Outra apuração foi a de que houve preocupação em desenvolver uma interação dialógica entre os participantes, no entanto, no que se refere a outros indicadores da extensão, como interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, impacto na formação do estudante e impacto e transformação social, não foram encontrados indícios de proximidade entre o realizado e o proposto por tais categorias.

Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e em Secretariado. Avaliadora de artigos de revistas e eventos nacionais. Autora de vários trabalhos científicos relacionados as áreas de Secretariado Executivo (oito premiados), Gestão de Pessoas e Gestão Universitária, aprovados em eventos nacionais e internacionais e também, em periódicos.Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC) - Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220.

Juliana Cidrack Freire do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina

Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente exerce a função de Secretária-Geral dos Órgãos Deliberativos Centrais (SODC/UFSC). Mestre em Administração e Controladoria (PPGA/UFC). Especialista em em Administração de Recursos Humanos (UFC). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC). Interessa-se pelos seguintes temas: Secretariado, Administração Pública, Gestão Organizacional, Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Secretária Executiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Administração (PPGA/UFSC). Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial (UFSC). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Membro discente do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC). Interessa-se pelos seguintes temas: Secretariado, Administração Pública e Gestão Organizacional.

Stefani de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Secretariado com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Bacharel em Secretariado Executivo pela UFSC. Servidora Pública Federal no cargo de Secretária Executiva da Direção do Centro Tecnológico da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública, liderado pelo Prof. Orientador Irineu Manoel de Souza, Dr. Membro do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC): Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1695587511457220

Gabriela Mattei de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Mestre em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Atualmente exerce o cargo de Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como Coordenadora de Apoio Administrativo da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Referências

AZEVEDO, E. T. C. et al. Extensão Universitária como incentivo para a prática de ensino por ¬discentes: um estudo empírico no projeto de extensão do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. In: Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, 2, 2011, João Pessoa. Anais… João Pessoa: ENASEC, 2011.

BARROS, C. M. P.; SILVA, J. S.; BARROS, A. P. C. H. Ensino com pesquisa: contribuições para a cientificidade na formação em Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 7, n. 1, p. 67-84, 2016.

BISCOLI, F. R. V. et al. A extensão universitária e os acadêmicos de Secretariado Executivo da Unioeste/Campus Toledo. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 252-263, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf> Acesso em: 24 jun. de 2016.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: MEC/CRUB, 1999. Documento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 5-15, 2003.

COBRA, M.; BRAGA, R. Marketing educacional: ferramentas de gestão para instituições de ensino. São Paulo: Cobra, 2004.

DESIDERIO, M.; FERREIRA, A. P. F. Desafios de gestão universitária. Resumo. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 13, 2004, Resende. Anais… Resende: SEGeT, 2004.

DOXSEY, J. R; DE RIZ, J. Metodologia da pesquisa científica. ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2002-2003. Apostila.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Disponível em: < https://www.ufmg.br/proex/renex/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf > Acesso em: 24 jun. de 2016.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

KELLER, G. Academic strategy: the management revolution in American higher education. JHU Press, 1983.

MARTIN, V. Manual prático de eventos: gestão estratégica, patrocínio e sustentabilidade. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

MATIAS, M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 5.ed. Barueri: Manole, 2001.

MENEZES NETO, P. E. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC Imprensa Universitária, 1983.

MEYER JÚNIOR, V.; LOPES, M. C. B. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 40-51, 2015.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1987-2000. Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, 2000.

NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

RIBEIRO, R. M. C. Responsabilidade social universitária e a formação cidadã. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, RS, 2013.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SANTOS, M. L. C. A extensão-pesquisa e as metodologias participativas protagonizadas pela assessoria interdisciplinar. In: DURANTE, D. G; MARTINS, C. B.; CANTAROTTI, A. (orgs.). Pesquisa em secretariado: reflexões acerca da construção do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC, 2016.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 5. ed. New York: Prentice Hall Inc., 2009.

SILVA, F. M. V. A transição para a gestão universitária: o significado das relações interpessoais. Revista de Administração FACES Journal, v. 11, n. 4, p. 72-91, 2012.

SILVA, H. H. R.; SARRACENI, J. M. Gestão universitária: liderança e princípios pedagógicos. Universitária@ - Revista Científica do Unisalesiano, ano 3, n. 6, p. 24-34, 2012.

SOARES, V. L. A. O papel social das IES: contribuição do ensino superior particular. Revista do Centro de Estudos Sociais Aplicados – Rev CESA, n. 6, p. 8, out. 2003.

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Currículo do Curso de Secretariado Executivo. 2003. Disponível em: <http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=429&curriculo=20032> Acesso em: 22 ago. 2016.

_______. Aplicações Notes. 2016a. Disponível em: <http://notes.ufsc.br/aplic/prjdaex.nsf> Acesso em: 22 ago. 2016.

_______. Centro de comunicação e Expressão. Graduação. Florianópolis, 2016b. Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/cursos/>. Acesso em: 22 ago. 2016.

UFSC. Estrutura UFSC. 2016c. Disponível em: <http://estrutura.ufsc.br/>. Acesso em: 03 set. 2016.

_______. PROEX - Pró-Reitoria de Extensão. 2016d. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/>. Acesso em: 03 set. 2016.

VAZ, C. F. M.; OLIVEIRA, I. R.; STOCCO, J. A. P. A extensão universitária: percepções dos acadêmicos de Secretariado Executivo da UPF. In: Encontro Nacional de Estudantes de Secretariado, 8, 2016, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ENESEC, 2016.

VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.

Downloads

Publicado

2018-04-23