Projeto Rondon: relatos de um professor rondonista da UFSC

Autores

  • Edmilson Rampazzo Klen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n29p81

Palavras-chave:

Projeto Rondon, Projeto de Extensão, Rondonistas, Voluntários

Resumo

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, pela sua história e vasta abrangência de atuação no país pode ser considerado como um projeto de extensão de grande impacto positivo no Brasil. Tem, como principais objetivos, contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, consolidar no universitário brasileiro no sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. Suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. O Projeto Rondon acontece duas vezes ao ano, sempre nos períodos de janeiro e julho, período de recesso escolar, reforçando a atividade voluntária de todos os participantes. A UFSC tem atuado intensamente no Projeto Rondon desde a sua criação. Este trabalho apresenta o envolvimento da UFSC e alguns relatos de experiência do autor que, de longa data, atua como rondonista e coordenador do Projeto Rondon na UFSC.

Biografia do Autor

Edmilson Rampazzo Klen, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Metrologia Científica e Industrial  pela UFSC (2000) e Doutorado na área de Logística e Transporte pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção da UFSC (2007). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010.

Referências

MINISTÉRIO DA DEFESA, Projeto Rondon, Disponível em: <https://www.defesa.gov.br/index.php/programas-sociais/projeto-rondon>, Acesso em: 27 maio 2018.

II CONGRESSO NACIONAL DO PROJETO RONDON, O Congresso, Disponível em: <http://congressorondon2015.ufsc.br/>, Acesso em: 02 junho 2018.

III CONGRESSO NACIONAL DO PROJETO RONDON, O Congresso, Disponível em: <http://www.congressorondon2017.unb.br>, Acesso em: 02 junho 2018.

PROEX, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, Disponível em: <http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/>, Acesso em: 04 junho 2018.

PROJETO RONDON, Site oficial, Disponível em: <https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/operacao/pagina/id/40805/area/P/module/default>, Acesso em: 04 junho 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-24