Diálogos musicais: difusão radiofônica e democratização da música de concerto

William Teixeira, Evandro Higa, Ana Lúcia Gaborim, Jorge Augusto Geraldo, Pieter Rahmeier

Resumo


Diálogos musicais é um programa de rádio que promove a democratização do repertório pertencente ao gênero musical conhecido como música de concerto em todas suas vertentes, que atravessam uma tradição secular, mas que hoje encontra pouca disponibilização ao grande público. O programa é veiculado pela Rádio Educativa UFMS em Campo Grande/MS e prevê, junto a tal programação, a inserção de comentários didáticos que orientem a escuta, por parte de professores do curso de música da universidade especializados na temática de cada edição, proporcionando assim um diálogo efetivo com a música, não apenas devido aos enunciados informativos, mas pela relação feita com a realidade social, política e filosófica que envolve cada uma das peças e temáticas propostas.


Palavras-chave


Divulgação Científica; Música de Concerto; Rádio; Democratização

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HARNONCOURT. Nikolaus. O diálogo musical: Monterverdi, Bach e Mozart. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

KNUSSEN, Sue. Educational Programs. In: LAWSON, Colin (Ed.). The Cambridge Companion to the Orchestra. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ROSEN, Charles. Critical Entertainments: Music Old and New. Cambridge: Harvard University Press, 2000.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p158



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.