Diálogos musicales: difusión radiofónica y democratización de la música de concierto

Autores/as

  • William Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evandro Higa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Lúcia Gaborim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Augusto Geraldo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pieter Rahmeier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p158

Resumen

Diálogos musicales es un programa de radio que promueve la democratización del repertorio perteneciente al género musical conocido como música de concierto en todas sus vertientes, que atravesan una tradición secular, pero que hoy encuentra poca disponibilidad al público en general. El programa es transmitido por Radio Educativa UFMS en Campo Grande / MS y prevé, junto a dicha programación, la inserción de comentarios didácticos que orienten la escucha, por parte de profesores del curso de música de la universidad especializados en la temática de cada edición, proporcionando así un diálogo efectivo con la música, no sólo debido a los enunciados informativos, sino por la relación hecha con la realidad social, política y filosófica que envuelve cada una de las piezas y temáticas propuestas.

Biografía del autor/a

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação “Andrew Jumper”, Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Pesquisa as relações entre a retórica e a música contemporânea a partir do referencial das neorretóricas do século XX. Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grandes orquestras brasileiras e estreou dezenas de obras de diversas gerações de compositores brasileiros.

Evandro Higa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo, bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e professor do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ana Lúcia Gaborim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de Regência, Canto Coral e Prática de Ensino em Música do curso de Licenciatura em Música da UFMS, desde 2006. Concluiu o curso técnico em Piano Clássico (1997); Graduação em Música (Bacharelado) com Habilitação em Composição e Regência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Mestrado em Música pela mesma universidade (2005). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP, 2015). 

Jorge Augusto Geraldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Jorge Augusto Mendes Geraldo: Graduado e Mestre em Regência pela UNICAMP, instituição na qual cursa doutorado com projeto de pesquisa sobre o impacto ocupacional da atividade de regência. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e regente da Banda Sinfônica da UFMS.

Pieter Rahmeier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Música pela UFG sob a orientação do Prof. Dr. Werner Aguiar e graduado no Curso de Música da UFMS, onde estudou violão com o Prof. Dr. Marcelo Fernandes. Apresenta-se regularmente como solista ou como integrante do quarteto de violões Toccata. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Música da UFMS.

Citas

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HARNONCOURT. Nikolaus. O diálogo musical: Monterverdi, Bach e Mozart. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

KNUSSEN, Sue. Educational Programs. In: LAWSON, Colin (Ed.). The Cambridge Companion to the Orchestra. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ROSEN, Charles. Critical Entertainments: Music Old and New. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

Publicado

2018-10-26