Diálogos musicais: difusão radiofônica e democratização da música de concerto

Autores

  • William Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evandro Higa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Lúcia Gaborim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Augusto Geraldo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pieter Rahmeier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p158

Resumo

Diálogos musicais é um programa de rádio que promove a democratização do repertório pertencente ao gênero musical conhecido como música de concerto em todas suas vertentes, que atravessam uma tradição secular, mas que hoje encontra pouca disponibilização ao grande público. O programa é veiculado pela Rádio Educativa UFMS em Campo Grande/MS e prevê, junto a tal programação, a inserção de comentários didáticos que orientem a escuta, por parte de professores do curso de música da universidade especializados na temática de cada edição, proporcionando assim um diálogo efetivo com a música, não apenas devido aos enunciados informativos, mas pela relação feita com a realidade social, política e filosófica que envolve cada uma das peças e temáticas propostas.

Biografia do Autor

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação “Andrew Jumper”, Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Pesquisa as relações entre a retórica e a música contemporânea a partir do referencial das neorretóricas do século XX. Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grandes orquestras brasileiras e estreou dezenas de obras de diversas gerações de compositores brasileiros.

Evandro Higa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo, bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e professor do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ana Lúcia Gaborim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de Regência, Canto Coral e Prática de Ensino em Música do curso de Licenciatura em Música da UFMS, desde 2006. Concluiu o curso técnico em Piano Clássico (1997); Graduação em Música (Bacharelado) com Habilitação em Composição e Regência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Mestrado em Música pela mesma universidade (2005). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP, 2015). 

Jorge Augusto Geraldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Jorge Augusto Mendes Geraldo: Graduado e Mestre em Regência pela UNICAMP, instituição na qual cursa doutorado com projeto de pesquisa sobre o impacto ocupacional da atividade de regência. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e regente da Banda Sinfônica da UFMS.

Pieter Rahmeier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Música pela UFG sob a orientação do Prof. Dr. Werner Aguiar e graduado no Curso de Música da UFMS, onde estudou violão com o Prof. Dr. Marcelo Fernandes. Apresenta-se regularmente como solista ou como integrante do quarteto de violões Toccata. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Música da UFMS.

Referências

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HARNONCOURT. Nikolaus. O diálogo musical: Monterverdi, Bach e Mozart. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

KNUSSEN, Sue. Educational Programs. In: LAWSON, Colin (Ed.). The Cambridge Companion to the Orchestra. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ROSEN, Charles. Critical Entertainments: Music Old and New. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

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Publicado

2018-10-26