Musical dialogues: radio broadcasting and democratization of concert music

Authors

  • William Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evandro Higa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Lúcia Gaborim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Augusto Geraldo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pieter Rahmeier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p158

Abstract

Musical Dialogues is a radio program which promotes the democratization of the repertoire belonging to the musical genre known as Concert Music in all its aspects, that cross a secular tradition and, today, it is less available to general public. The program is transmitted by Rádio Educativa UFMS in Campo Grande/MS and provides, along with such musical repertoire, the insertion of didactic comments that guide the listening, by professors of the university's music course, specialized in the theme of each edition, providing, thus, an effective dialogue with music, not only due to the information, but also to the relationship with the social, political and philosophical reality that surrounds each of the pieces and themes proposed.

Author Biographies

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação “Andrew Jumper”, Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Pesquisa as relações entre a retórica e a música contemporânea a partir do referencial das neorretóricas do século XX. Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grandes orquestras brasileiras e estreou dezenas de obras de diversas gerações de compositores brasileiros.

Evandro Higa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo, bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e professor do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ana Lúcia Gaborim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora de Regência, Canto Coral e Prática de Ensino em Música do curso de Licenciatura em Música da UFMS, desde 2006. Concluiu o curso técnico em Piano Clássico (1997); Graduação em Música (Bacharelado) com Habilitação em Composição e Regência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Mestrado em Música pela mesma universidade (2005). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP, 2015). 

Jorge Augusto Geraldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Jorge Augusto Mendes Geraldo: Graduado e Mestre em Regência pela UNICAMP, instituição na qual cursa doutorado com projeto de pesquisa sobre o impacto ocupacional da atividade de regência. É docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e regente da Banda Sinfônica da UFMS.

Pieter Rahmeier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Música pela UFG sob a orientação do Prof. Dr. Werner Aguiar e graduado no Curso de Música da UFMS, onde estudou violão com o Prof. Dr. Marcelo Fernandes. Apresenta-se regularmente como solista ou como integrante do quarteto de violões Toccata. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Música da UFMS.

References

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

HARNONCOURT. Nikolaus. O diálogo musical: Monterverdi, Bach e Mozart. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

KNUSSEN, Sue. Educational Programs. In: LAWSON, Colin (Ed.). The Cambridge Companion to the Orchestra. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ROSEN, Charles. Critical Entertainments: Music Old and New. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

Published

2018-10-26