Aplicação da extensão como elo entre a pesquisa e o ensino universitário através do congresso ENSUS

Autores

  • Paulo Cesar Machado Ferroli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lisiane Ilha Librelotto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p39

Resumo

O ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto é um evento nacional anual, com duração de três dias, que acontece na cidade de Florianópolis, no campus da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. É o ponto principal de um programa de extensão universitária que engloba diversas atividades cujo objetivo principal é promover a disseminação do conhecimento gerado em pesquisas com a temática da sustentabilidade aplicada em projetos. Tem por público-alvo, estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores e profissionais atuantes destas áreas. É por essência interdisciplinar, fomentando a troca de experiências teóricas e práticas entre universidades brasileiras e estrangeiras.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Machado Ferroli, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Mecânico, Doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professor associado I do curso de Design de Produto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lisiane Ilha Librelotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheira Civil, Doutora em Engenharia da Produção. Atualmente é professora Adjunta no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ARMANDO, Clarissa; HOFFMANN, Aniara e LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Fotos e materiais oficina arquitetura e design com tubos de papelão. Florianópolis, UFSC, 2015.

ASHBY, Michael; JOHNSON, Kara. Materiais e Design. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

BAN, Shigeru. Architects (2016). Disponível em: . Acesso: 2016.

HANSE, J., R. RUEDY, M. SATO, N., 2010: Global surface temperature change. Rev. Geophys., 48, RG4004, doi:10.1029/2010RG000345.

LIBRELOTTO, Lisiane Ilha. Modelo para Avaliação de Sustentabilidade na Construção Civil nas Dimensões Econômica, Social e Ambiental (ESA). São Paulo: Blucher, 2009.

SALADO, GERUSA DE CÁSSIA. Painel de vedação vertical de tubos de papelão: estudo, proposta e análise de desempenho. Tese de doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos. USP. São Carlos, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-26