Gênero, saúde e enfermagem: ressignificando o sujeito

Erika Carla de Sousa Dias, Rafael Tavares Silveira Silva, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento

Resumo


Relato de experiência acerca da ação de extensão na realização do I – seminário “Gênero, Saúde e Enfermagem: ressignificando o sujeito”, com objetivo de estimular na população as discussões de gênero e o  respeito pelo grupo LGBTs e pelo grupo feminista, a estratégia vislumbra o empoderamento dos grupos com informações e articulações políticas que fortaleçam as lutas pela garantia dos seus direitos, assim como articular uma reorganização da assistência à saúde ao grupo LGBTs. O evento ocorreu em 20 de maio de 2016, realizado pelo 3º período do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na Casa da Cultura, em Pau dos Ferros-RN, o qual teve como público comunidade acadêmica e a população em geral. Aonde foi montado uma mesa redonda com representação do grupo LGBTs, grupo feminista, profissional de saúde e pesquisadores na área. O seminário contou com 56 participantes e gerou contribuições valiosas para Academia e população, a troca mútua da partilha de conhecimentos promoveu à experiência da propagação do saber científico e a quebra de preconceitos aos grupos LGBTs, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.


Palavras-chave


Gênero e Saúde; Educação; Relações Comunidade-Instituição; Minorias Sexuais e de Gênero; Feminismo

Texto completo:

PDF

Referências


CARRARA, Sérgio. Políticas e direitos sexuais no Brasil contemporâneo. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, 2012.

FERREIRA, Amanda Cristina De Souza. GÊNERO E RELAÇÕES DE OPRESSÃO: breves reflexões. Revista Gênero & Direito, v. 4, n. 1, 2015.

GUIMARÃES, Anderson Fontes Passos. O desafio histórico de" tornar-se um homem homossexual": um exercício de construção de identidades. Temas em Psicologia, v. 17, n. 2, p. 553-567, 2009.

PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza; VAGHETTI, Helena Heidtmann; BRODERSEN, Gladys. Gênero e enfermagem: uma análise reflexiva. 2006.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, v. 16, n. 31, 2010.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular. v. 13, n. 08, 2013.




DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p75



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.