Adequação do software livre de Sistema de Informações Geográficas QGIS ao público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p144Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar a consolidação do processo de portabilidade do software de geoprocessamento livre QGIS para o público brasileiro, através do projeto de extensão “Adequação do Aplicativo Computacional QGIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro” desde a sua criação. Os resultados do Projeto, ainda em andamento, indicam o aumento no número de usuários do QGIS, de procura em website de busca, de troca de informações em grupos virtuais e de inscritos nas redes sociais. As ações de divulgação e tradução realizadas para tal mostram-se eficientes e devem permanecer para que cada vez mais usuários brasileiros possam ter acesso a essa ferramenta livre de geoprocessamento.
Referências
CERQUEIRA, L. S. A economia do software livre à luz da teoria do aprisionamento tecnológico. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 3, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2011.
FALCÃO, J.; FERRAZ JÚNIOR, T. S.; LEMOS, R.; MARANHÃO, J.; SOUSA, C. A. P.; SENNA, E. Estudo sobre o software livre. Comissionado pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI). Rio de Janeiro: FGVRJ, 2005. 121p.
GOOGLE. Google Trends. Apresenta dados, tendências e visualizações para termos pesquisados. Disponível em: http://www.google.com/trends/. Acesso em: 28.fev.2018.
MANGHI, G.; CAVALLINI, P.; NEVES, V. Quantum GIS: um desktop potente e amigável. Revista FOSSGIS Brasil, ano 1, n. 2, p. 10-15, jun./2011.
QGISBRASIL. Página Facebook. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/qgisbrasil/. Acesso em: 28.fev.2018a.
QGISBRASIL. Grupo Facebook. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/qgisbrasil/. Acesso em: 28.fev.2018b.
QGISBRASIL. Grupo virtual mantido pelos membros da Comunidade QGISBrasil. [S. l.], 2011. Grupo de discussão acerca de dúvidas, divulgação de eventos e trocas de experiências sobre o QGIS. Disponível em: https://groups.google.com/forum/#!forum/qgisbrasil. Acesso em: 28.fev.2018c.
SCHWEIK, C. M.; FERNANDEZ, M. T.; HAMEL, M. P.; KASHWAN, P.; LEWIS, Q.; STEPANOV, A. Reflections of an Online Geographic Information Systems Course based on Open Source Software. Social Science Computer Review, v. 27, n. 1, p. 118-129, fev. 2009.
TRANSIFEX. QGIS Desktop: public project. Plataforma utilizada para tradução de sentenças da interface gráfica, documentação e website do QGIS para o português brasileiro. Disponível em: https://www.transifex.com/qgis/QGIS/. Acesso em: 28.fev.2018.
WORDPRESS. Blog QGIS Brasil. Apresenta informações das atividades desempenhadas pela Comunidade QGISBrasil. Disponível em: http://qgisbrasil.org/blog/. Acesso em: 28.fev.2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.