Adequação do software livre de Sistema de Informações Geográficas QGIS ao público brasileiro

Autores

  • Geovano Pedro Hoffmann Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-8122-8143
  • Mariana Muniz Blank Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Carolina Martoni Amaral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arthur Schmidt Nanni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liliana Sayuri Osako Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p144

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar a consolidação do processo de portabilidade do software de geoprocessamento livre QGIS para o público brasileiro, através do projeto de extensão “Adequação do Aplicativo Computacional QGIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro” desde a sua criação. Os resultados do Projeto, ainda em andamento, indicam o aumento no número de usuários do QGIS, de procura em website de busca, de troca de informações em grupos virtuais e de inscritos nas redes sociais. As ações de divulgação e tradução realizadas para tal mostram-se eficientes e devem permanecer para que cada vez mais usuários brasileiros possam ter acesso a essa ferramenta livre de geoprocessamento.

Biografia do Autor

Geovano Pedro Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC.

Mariana Muniz Blank, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Leila Carolina Martoni Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Arthur Schmidt Nanni, Universidade Federal de Santa Catarina

Pai do Caio e do Theo. Permacultor. Graduado em Geologia, mestre em Geologia Ambiental, doutor em Geociências e pós-doutor em Permacultura. Foi professor adjunto da UFES e atualmente é professor adjunto da UFSC junto ao departamento de Geociências. Tem experiência na área de ciências da Terra com ênfase em permacultura, recursos hídricos e geologia ambiental. Integrante do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental e Permacultura da UFSC.

Liliana Sayuri Osako, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Geociências pela Universidade de São Paulo, mestrado em Metalogênese e Sensoriamento Remoto pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Petrologia, Litogeoquímica e Evolução Crustal pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Geociências da UFSC. Tem experiência na área de Mapeamento Geológico, Geofísica, Sensoriamento Remoto e SIG.Possui graduação em Geociências pela Universidade de São Paulo, mestrado em Metalogênese e Sensoriamento Remoto pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Petrologia, Litogeoquímica e Evolução Crustal pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Geociências da UFSC. Tem experiência na área de Mapeamento Geológico, Geofísica, Sensoriamento Remoto e SIG.

Referências

CERQUEIRA, L. S. A economia do software livre à luz da teoria do aprisionamento tecnológico. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 3, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2011.

FALCÃO, J.; FERRAZ JÚNIOR, T. S.; LEMOS, R.; MARANHÃO, J.; SOUSA, C. A. P.; SENNA, E. Estudo sobre o software livre. Comissionado pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI). Rio de Janeiro: FGVRJ, 2005. 121p.

GOOGLE. Google Trends. Apresenta dados, tendências e visualizações para termos pesquisados. Disponível em: http://www.google.com/trends/. Acesso em: 28.fev.2018.

MANGHI, G.; CAVALLINI, P.; NEVES, V. Quantum GIS: um desktop potente e amigável. Revista FOSSGIS Brasil, ano 1, n. 2, p. 10-15, jun./2011.

QGISBRASIL. Página Facebook. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/qgisbrasil/. Acesso em: 28.fev.2018a.

QGISBRASIL. Grupo Facebook. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/qgisbrasil/. Acesso em: 28.fev.2018b.

QGISBRASIL. Grupo virtual mantido pelos membros da Comunidade QGISBrasil. [S. l.], 2011. Grupo de discussão acerca de dúvidas, divulgação de eventos e trocas de experiências sobre o QGIS. Disponível em: https://groups.google.com/forum/#!forum/qgisbrasil. Acesso em: 28.fev.2018c.

SCHWEIK, C. M.; FERNANDEZ, M. T.; HAMEL, M. P.; KASHWAN, P.; LEWIS, Q.; STEPANOV, A. Reflections of an Online Geographic Information Systems Course based on Open Source Software. Social Science Computer Review, v. 27, n. 1, p. 118-129, fev. 2009.

TRANSIFEX. QGIS Desktop: public project. Plataforma utilizada para tradução de sentenças da interface gráfica, documentação e website do QGIS para o português brasileiro. Disponível em: https://www.transifex.com/qgis/QGIS/. Acesso em: 28.fev.2018.

WORDPRESS. Blog QGIS Brasil. Apresenta informações das atividades desempenhadas pela Comunidade QGISBrasil. Disponível em: http://qgisbrasil.org/blog/. Acesso em: 28.fev.2018.

Downloads

Publicado

2018-12-18