Projeto VER-SUS: panorama da atenção básica e da urgência e emergência no município de Campo Grande/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p85

Resumo

Objetivo: Relatar a vivência de um grupo de acadêmicos de instituições públicas e privadas de diferentes estados do Brasil, dos cursos de serviço social, enfermagem, medicina, psicologia, odontologia e fisioterapia, que foram submetidos a um estágio de vivência, na modalidade de imersão, na realidade do Sistema Único de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul através do projeto VER–SUS/MS, nas Unidades de Saúde da atenção básica (UBS e UBSF) e nas Unidades de Urgência e Emergência (UPAs). Método: Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência, das vivências pregressas do VER-SUS/MS. Resultados: A vivência despertou o debate crítico a cerca da saúde pública no Brasil, possibilitando uma visão ampliada do panorama da atenção básica e da urgência e emergência no município de Campo Grande/MS. Conclusões: O VER-SUS trabalha com metodologia ativa na formação de trabalhadores de saúde na perspectiva da interação entre ensino/serviço/comunidade, estimulando a formação de trabalhadores comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do SUS e empenhados na defesa da saúde como direito universal. Período: As vivências ocorreram de 03 a 10 de fevereiro de 2018 em Campo Grande/MS.

Biografia do Autor

Eli Fernanda Brandão Lopes, Faculdade de Educação São Luis

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Anhanguera-Uniderp. Especialista em Gestão das Políticas Sociais pela Faculdade de Educação São Luis.

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Publicado

2019-08-28