Saúde bucal na escola: uma experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p126Resumo
A educação em saúde é um dos eixos da Política Nacional de Saúde Bucal. O objetivo deste texto é descrever o Evento de Extensão Universitária Promoção de Saúde Bucal na Escola, realizado em outubro de 2018, que abordou temas como escovação, uso do fio dental e também a utilização de piercing labial e lingual, com discussão crítica e participativa de escolares de 12 a 14 anos de um colégio público estadual de Curitiba. O evento foi realizado no formato de aula expositiva dialogada por acadêmicos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Universidade Federal do Paraná. No instrumento avaliativo utilizou-se a mensuração de competências desmembradas em conhecimentos, habilidades e atitudes em relação aos temas abordados. Verificaram-se atitudes positivas dos escolares em termos das competências avaliadas, porém, pouca modificação dos mesmos para discutir assuntos relacionados à saúde, indicando a necessidade de propiciar mais momentos como o aqui relatado.
Referências
BRANDÃO, Hugo Pena. Competências no trabalho: uma análise da produção científica brasileira. Estudos de Psicologia, v. 12 (2), p. 149-158, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa nacional de saúde bucal: resultados principais. 2012.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto alegre: Artmed, 2012.
DAVOGLIO, Rosane Silvia et al. Fatores associados a hábitos de saúde bucal e utilização de serviços odontológicos entre adolescentes. Cadernos de Saúde Pública, v. 25, p. 655-667, 2009.
EISENSTEIN, Evelyn. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde, v. 2, n. 2, p. 6-7, 2005.
FEGER, José Elmar; MOTTIN, Nicole. Avaliação por competência ingressantes e formandos. Relatório de Iniciação Científica. Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba-PR, 2015.
FEGER, José Elmar; CAMARGO, André. Avaliação da qualificação por competência mediante rubrica do gestor da qualidade. Relatório de Iniciação Científica. Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT. Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba-PR, 2015.
FEGER, J. E. ; JESUS, A. ; KUTZKE, A. R. ; BONDUELLE, A. F. ; PANANDRE, J. C. ; PRADO, A. G. ; ANTONIW, G. T. C. ; TONO, C. C. P. . Aplicação do Modelo de Avaliação de Serviços por Competências ao Projeto de Extensão Aprendendo Através do Computador e Internet. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal : SEDIS-UFRN: José Correia Torres Neto, 2018. v. 2. p. 6340-6367.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001 .
FLORES, Gabriela de La Cruz; HERNÁNDEZ, Luis Felipe Abreu. Rúbricas, currículo y trabajo docente colaborativo: una experienciapráctica. Observar, n. 6, p. 31-48, 2012.
FRANÇOSO, Lucimar Aparecida; MAURO, Athenê Maria de Marco França. Manual de atenção à saúde do adolescente. In: Manual de atenção à saúde do adolescente. São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde, 2006.
FREDDO, Silvia Letícia et al. Hábitos de higiene bucal e utilização de serviços odontológicos em escolares de uma cidade da Região Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, p. 1991-2000, 2008.
FREITAS, Isa Aparecida; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências. In: ENANPAD, 29. Anais. Brasília: Anpad, 2005.
GIL. Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 5ª ed., 2010.
GORDILLO, Juan Jesús Torres; RODRÍGUEZ, Víctor Hugo Perera. La rúbrica como instrumento pedagógico para latutorización y evaluación de losaprendizajesenel foro online eneducación superior. Pixel-Bit: Revista de medios y educación, n. 36, p. 141-149, 2010.
GORDILLO, Juan Jesús Torres; VÁZQUEZ, Eduardo Alejandro Herrero. Validez y Fiabilidad de La rubrica. 2014. Visualizado em http://pt.slideshare.net/ ipnm2010/validez-y-fiabilidad-de-la-rubrica. Acesso em 19 abr. 2016.
IPPOLITO-SHEPHERD, Josefa; CERQUEIRA Maria Teresa. Lasescuelas promotoras de lasaludenlas Américas: una iniciativa regional. FNA, a. 33, p. 19-26, 2003.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren.Serviços: marketing e gestão. 6ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MATTAR, FauzeNajib. Pesquisa de Marketing: execução, análise.2 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MINAS GERAIS, Secretaria do Estado de Saúde. Atenção à Saúde do Adolescente. Belo Horizonte: SAS/MG, 2006.
RUZANY, Maria Helena. Atenção à saúde do adolescente: mudança de paradigma. In:Saúde do Adolescente: competências e habilidades. Ministério da Saúde, Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
SAUPE, Rositaet al. Conceito de competência: validação por profissionais de saúde. Saúde em revista: Piracicaba, vol. 8, n.18. p. 31-37, jan. / abr. 2006.
SOUZA, Katyusha Madureira Loures de, SAMPAIO, L. A. C. ; SILVA, L. C. ; NINA, R. ; LEMOS, W. S. Competência: diferentes abordagens e interpretações como estímulo à Ciência da Informação. In: Anais…: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. São Paulo: CRUESP, 2008. v. XV.
SPINAK, Ernesto. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-148, maio/ago.1998.
TORMAN, Vanessa; Bielefeld, Leoti; COSTER, Rodrigo; RIBOLDI, João. Normalidade de Variáveis: Métodos de Verificação e comparação de alguns testes não-paramétricos por simulação. Revista HCPA: Porto Alegre, 32 (2): 227/234, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.