Salud oral en la escuela: una experiencia extensionista

Autores/as

  • Izabel do Rocio Costa Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Lucí Regina Panka Archegas Universidade Federal do Paraná
  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Amanda de Sousa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p126

Resumen

La educación sanitária es uno de los ejes de la Política Nacional de Salud Oral. El propósito de este texto es describir el evento de promoción universitaria de promoción de la salud bucal em la escuela, celebrado em octubre de 2018, que abordó temas como el cepillado, el uso de hilo dental y también el uso de piercing em los labios y la lengua, con una discusión crítica y participativa de escolares de 12 a 14 años de una escuela pública estatal en Curitiba. El evento se realizo en forma de una clase expositiva discutida por académicos del Curso Técnico en Agente de Salud Comunitaria de la Universidad Federal de Paraná. El instrumento de evaluación utilizo la medición de competências desglosadas em conocimientos, habilidades y actitudes  em relación com los temas tratados. Hubo actitudes positivas de los Estudiantes en términos de las habilidades evaluadas, sin embargo, pocamodificación de ellos para discutir temas relacionados conlasalud, lo que indica la necesidad de proporcionar más momentos como el que se informa aquí.

Biografía del autor/a

Izabel do Rocio Costa Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990); Especialização em Infecção Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); Especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal do Paraná (2007); Mestrado Profissionalizante em Saúde e Gestão do Trabalho - Área de Concentração Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Doutorado em Odontologia - Área de Concentração Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação Profissional e Tecnológica. 

Lucí Regina Panka Archegas, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1990), Especialização em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia EAP-ABO-PR (1996), Mestrado em Odontologia - Área de concentração em Dentística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e Doutorado em Odontologia - Área de concentração em Dentística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Paraná. 

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Contestado (1983), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz - UNISC, de Santa Cruz do Sul - RS (2010). Pós Doutorado no Departamento de Ciências Econômicas e Empresariais da UMA - Universidad de Málaga, Espanha (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR atuando como professor permanente no Mestrado Acadêmico em Turismo vinculado a linha de pesquisa Organizações Turísticas Públicas e Privadas. 

Gabriela Amanda de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

2020-04-22