Saúde bucal na escola: uma experiência extensionista

Autores

  • Izabel do Rocio Costa Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Lucí Regina Panka Archegas Universidade Federal do Paraná
  • José Elmar Feger Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Amanda de Sousa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p126

Resumo

A educação em saúde é um dos eixos da Política Nacional de Saúde Bucal. O objetivo deste texto é descrever o Evento de Extensão Universitária Promoção de Saúde Bucal na Escola, realizado em outubro de 2018, que abordou temas como escovação, uso do fio dental e também a utilização de piercing labial e lingual, com discussão crítica e participativa de escolares de 12 a 14 anos de um colégio público estadual de Curitiba. O evento foi realizado no formato de aula expositiva dialogada por acadêmicos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Universidade Federal do Paraná. No instrumento avaliativo utilizou-se a mensuração de competências desmembradas em conhecimentos, habilidades e atitudes em relação aos temas abordados.  Verificaram-se atitudes positivas dos escolares em termos das competências avaliadas, porém, pouca modificação dos mesmos para discutir assuntos relacionados à saúde, indicando a necessidade de propiciar mais momentos como o aqui relatado.

 

Biografia do Autor

Izabel do Rocio Costa Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990); Especialização em Infecção Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); Especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal do Paraná (2007); Mestrado Profissionalizante em Saúde e Gestão do Trabalho - Área de Concentração Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Doutorado em Odontologia - Área de Concentração Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação Profissional e Tecnológica. 

Lucí Regina Panka Archegas, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1990), Especialização em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia EAP-ABO-PR (1996), Mestrado em Odontologia - Área de concentração em Dentística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e Doutorado em Odontologia - Área de concentração em Dentística pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Paraná. 

José Elmar Feger, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Contestado (1983), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz - UNISC, de Santa Cruz do Sul - RS (2010). Pós Doutorado no Departamento de Ciências Econômicas e Empresariais da UMA - Universidad de Málaga, Espanha (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR atuando como professor permanente no Mestrado Acadêmico em Turismo vinculado a linha de pesquisa Organizações Turísticas Públicas e Privadas. 

Gabriela Amanda de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

2020-04-22