PET-Programa de educação tutorial: estrutura e ações nas cidades de São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE

Autores

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf http://orcid.org/0000-0002-3577-3439
  • Celito Kestering Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf
  • Sérgio Rodrigues Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf
  • Miriam Cleide Cavalcante de Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p2

Resumo

 

Este estudo apresenta os grupos PET Arqueologia, Biomecânica, Educação Física e Saneamento Ambiental, vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF, a qual possui a estrutura multicampi. Sendo assim, os grupos PET contribuem para o processo de interiorização da educação superior nos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Suas ações priorizam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, qualificando 48 alunos bolsistas. O texto destaca as ações dos grupos durante o triênio, 2011-2013, apresentando objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados obtidos junto às comunidades com que operaram. Conclui-se que em três anos de trabalho, as equipes PET aprimoraram a formação acadêmica de um grupo significativo de discentes da UNIVASF, funcionando como mecanismo à aproximação do saber acadêmico à resolução de demandas sociais no âmbito da saúde e da preservação do patrimônio na região Nordeste do Brasil.

 

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Especialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

Celito Kestering, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Licenciado em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1974), bacharel em Agronomia pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1980); mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pintura Rupestre, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Arqueologia pré-colonial e pintura rupestre.

Sérgio Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Doutor em Educação Física (EF) pela Universidade Católica de Brasília/DF. Prof. Adjunto da Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física da UNIVASF. Docente na Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF. Lidera o Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício/DIVISÃO NORDESTE. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-EF) voltado a saúde da comunidade de Petrolina/PE. Tem atuado em respostas cardiovasculares e glicêmicas a diferentes tipos e intensidades de exercício físico e avaliação funcional em diferentes populações.

Miriam Cleide Cavalcante de Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Graduada em Química Industrial (1990) e em Engenharia Química (1992) pela Universidade Católica de Pernambuco . Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Doutoranda em Engenharia Química (UFPE). Gestora Público em Arranjos Produtivos Locais e Especialista em Gestão Ambiental. Atuou entre os anos de 1997 e 2009 como Engenheira efetiva da Companhia Pernambucana de Saneamento e como Pesquisadora conveniada da EMBRAPA Semiárido. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando no colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, na área de Engenharia Ambiental. Ministra as disciplinas de Saneamento Básico, Tratamento de Resíduos e Poluição Ambiental, coordena o Núcleo Temático Recuperação de Áreas Degradadas, é Tutora do PET Conexões e Saberes Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Química e Química Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento básico, tratamento e controle de qualidade de água e efluentes, educação sanitária e ambiental.

Downloads

Publicado

2015-12-11