PET-Tutorial education program: structure and actions in the cities of São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA and Petrolina-PE

Authors

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf http://orcid.org/0000-0002-3577-3439
  • Celito Kestering Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf
  • Sérgio Rodrigues Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf
  • Miriam Cleide Cavalcante de Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p2

Abstract

This study presents the PET archeology groups, Biomechanics, Physical Education and Environmental Sanitation, linked to the Federal University of Vale do São Francisco/UNIVASF, which has the multicampi structure. Therefore, PET groups contribute to the process of internalization of higher education in the states of Pernambuco, Bahia and Piauí. His actions prioritize the inseparability of teaching, research and extension, qualifying 48 students fellows. The text highlights the actions of groups during the three-year period, 2011-2013, presenting objectives, methodological procedures and main results obtained to communities that have operated. We conclude that in three years of work, PET teams improved the academic background of a significant group of students of UNIVASF, functioning as a mechanism to align with the academic knowledge to solve social demands within the health and preservation of heritage in the region Northeast of Brazil.

Author Biographies

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Especialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

Celito Kestering, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Licenciado em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1974), bacharel em Agronomia pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1980); mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pintura Rupestre, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Arqueologia pré-colonial e pintura rupestre.

Sérgio Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Doutor em Educação Física (EF) pela Universidade Católica de Brasília/DF. Prof. Adjunto da Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física da UNIVASF. Docente na Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF. Lidera o Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício/DIVISÃO NORDESTE. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-EF) voltado a saúde da comunidade de Petrolina/PE. Tem atuado em respostas cardiovasculares e glicêmicas a diferentes tipos e intensidades de exercício físico e avaliação funcional em diferentes populações.

Miriam Cleide Cavalcante de Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf

Graduada em Química Industrial (1990) e em Engenharia Química (1992) pela Universidade Católica de Pernambuco . Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Doutoranda em Engenharia Química (UFPE). Gestora Público em Arranjos Produtivos Locais e Especialista em Gestão Ambiental. Atuou entre os anos de 1997 e 2009 como Engenheira efetiva da Companhia Pernambucana de Saneamento e como Pesquisadora conveniada da EMBRAPA Semiárido. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando no colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, na área de Engenharia Ambiental. Ministra as disciplinas de Saneamento Básico, Tratamento de Resíduos e Poluição Ambiental, coordena o Núcleo Temático Recuperação de Áreas Degradadas, é Tutora do PET Conexões e Saberes Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Química e Química Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento básico, tratamento e controle de qualidade de água e efluentes, educação sanitária e ambiental.

Published

2015-12-11