Concepções sobre desenvolvimento sustentável de alunos do ensino público do município de Pombal – Paraíba

Autores

  • Edevaldo Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Alda Leaby dos Santos Xavier Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Habyhabanne Maia Oliveira Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Rosalva Dias Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Elzenir Pereira Oliveira Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p62

Resumo

O entendimento do conceito sobre desenvolvimento sustentável e suas aplicações é fundamental para a consciência ambiental do aluno. Esse estudo avaliou as concepções sobre desenvolvimento sustentável dos alunos do ensino médio público do município da cidade de Pombal, Paraíba. Participaram dessa pesquisa 30 alunos. Os dados foram coletados por meio de um questionário que versava sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Dentre os alunos entrevistados, 63,3% não souberam conceituá-lo. Dentre aqueles alunos que declararam saber o seu conceito (36,7%), relacionaram-no apenas aos aspectos ambientais (13,3%) ou aos aspectos sociais e ambientais (13,3%), outros 6,7% das respostas destacaram em seu conceito ao aspecto econômico. O estudo revela que a maioria dos alunos entrevistados não sabem o que é desenvolvimento sustentável ou não o compreende adequadamente. Ações educacionais que visem à melhoria desse conhecimento e estimulem ações positivas do homem no meio ambiente, são fundamentais para o desenvolvimento de sociedades mais sustentáveis. 

Biografia do Autor

Edevaldo Silva, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Biólogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2004), especialista em Ciências Ambientais e Análise Ambiental (UGF), mestre e Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Química analítica, com ênfase em Análise Ambiental de Traços, Além de atuar na área de Educação, Ciências Ambientais e Análises Ambientais

Alda Leaby dos Santos Xavier, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFCG), com experiência na área de Educação Ambiental.

Habyhabanne Maia Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Bacharel em Engenharia Florestal (UFCG), com experiência na área de Educação Ambiental.

Rosalva Dias Silva, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Professora Assistente I da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos. Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Especialista em Libras, pelo Instituto Superior Tupy (2013). Especialista em Educação de Surdos, pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia: Magistério das Séries Iniciais pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e em Educação de Excepcionais Deficientes da Audiocomunicação pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: família; escola; educação; aprendizagem, surdez; educação bilíngue; surdo, comunicação, inclusão, Cultura e identidade surda.

Elzenir Pereira Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e mestrado em Gestão Educacional pela Fundação Francisco Mascarenhas/Universidade Internacional de Lisboa (2002- Revalidado pela Câmara de Ensino em Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA em 07/12/09). Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e Faculdades Integradas de Patos-PB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação escolar, processo de ensino x aprendizagem, formação de professor, saberes docentes, alfabetização, letramento,leitura e escrita, leitura, estratégias de leitura e escrita, abordagem lúdica e metodologia da pesquisa cientifica. 

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Publicado

2015-12-11