“Paraná fala inglês” na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional

Autores

  • Isabel Cristina Vollet Marson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p73

Resumo

 

O projeto “Paraná Fala Inglês” é uma proposta da SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) junto às universidades estaduais do Paraná, para impulsionar a mobilidade internacional de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários. O projeto iniciou-se em 2014, sendo a primeira etapa do programa da SETI “O Paraná Fala Línguas Estrangeiras”. Sete universidades participam do programa: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Esse artigo apresenta os resultados parciais desse programa na UEPG sob a forma do curso de extensão, aprovado e registrado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, “Paraná Fala Inglês – Curso preparatório intermediário e pós-intermediário do TOEFL-iBT”. Ainda, objetiva-se discutir as perspectivas do projeto para sua finalização em 2016.

 

 

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vollet Marson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, é Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atua também, como Coordenadora no Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) e Coordenadora Pedagógica do Projeto “Paraná fala Inglês”. Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, internacionalização das universidades, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel e Licenciada em Letras/UNESP, Mestre em Linguística Aplicada/UNICAMP e Doutora em Educação/USP. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha) e residência pós-doutoral na UFMG. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Estudos em Linguagem (DEEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atua, também, como Coordenadora do Programa "Inglês Sem Fronteiras". Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, educação e de formação de professores na perspectiva da teoria da complexidade/caos.

Downloads

Publicado

2015-12-11