Projeto formação continuada de professores em gênero e sexualidade: relato de experiência

Leonardo Pereira de Lima, Marivete Gesser, Leandro Castro Oltramari

Resumo


 

Este artigo relata uma atividade de formação de professores implementada a partir do Projeto de Extensão “Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade”, visando atender às dificuldades dos educadores em lidar com expressões da sexualidade que aparecem no cotidiano escolar. O projeto teve como objetivos: formar professores para atuarem com questões de gênero e sexualidade do cotidiano escolar; desconstruir mitos, tabus e preconceitos relacionados às questões de gênero e sexualidade, e instrumentalizar professores para o desenvolvimento de ações relacionadas aos temas propostos. Os cursistas relataram que sentiram-se mais instrumentalizados para mediar expressões da sexualidade do cotidiano escolar. Entendemos que o curso oferecido pelo projeto atingiu seus objetivos, promovendo algumas rupturas em posicionamentos que reduziam a sexualidade ao campo biomédico, bem como a fundamentalismos que a compreendiam de uma forma binária e mantenedora das desigualdades de gênero, permitindo que emergissem intervenções em consonância com os princípios propostos nas políticas públicas.


Palavras-chave


Formação de professores; Gênero; Sexualidade; Escola

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DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p132



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.