Fogão solar: ferramenta viável para cozimento de alimentos a partir de materiais de baixo custo

Autores

  • Camila Vitorino dos Santos Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - CEETPS
  • Tânia Rita Gritti Ferraretto Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - CEETPS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p97

Resumo

Na busca do desenvolvimento de projetos voltados à utilização de energia limpa e renovável, a energia solar vem ganhando destaque nos últimos anos. Esta configura-se como uma fonte de energia abundante e inesgotável, uma vez que é proveniente de fenômenos naturais e possibilita a captação e conversão em outras formas de energia. Estudos relatam a importância e viabilidade da utilização de muitos equipamentos, dentre estes, o fogão solar para cocção de vários alimentos. Deste modo, o presente estudo objetivou apresentar uma ferramenta viável e barata para fins de cozimento de alimentos e fervura (desinfecção) da água, a construção de um fogão solar tipo caixa, contribuindo com as futuras operações do Projeto Rondon, as quais têm lugar em regiões com forte incidência de luz solar, norte e nordeste do Brasil. Durante o evento I Jornada de Pesquisa, Extensão e Cultura- I Mostra de Projetos, realizado nos dias 4 a 8 de maio de 2015 na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC- JD), pode-se compreender o princípio de funcionamento de um fogão solar construído pelos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM), sendo possível identificar sua eficiência e bom desempenho ao realizar o cozimento de alimentos. A partir da Mostra de Projetos pensou-se na viabilidade do seu uso em comunidades carentes, principalmente, as que utilizam fogão a lenha, e em regiões com grande potencial solar, caso do Nordeste, podendo ser substituído, parcialmente, para o cozimento de determinados alimentos como arroz, macarrão, além da fervura da água.

Biografia do Autor

Camila Vitorino dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - CEETPS

Congressista Rondon

Tânia Rita Gritti Ferraretto, Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - CEETPS

Congressista Rondon

Referências

MACEDO NETO, M. C; GOMES, Í. R. B; GONDIM, P. C. A; SOUZA, L. G. M. Desenvolvimento de um fogão solar com parábola fabricada em material compósito a base de isopor e gesso. Revista Holos, Natal, v. 5, n. 27, p. 117-135, dez. 2011.

RAMOS FILHO, R. E. B. Análise de Desempenho de um Fogão Solar Construído a Partir de Sucatas de Antena de TV. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. 94 f.

SILVA, L. L; ALVES, M. S; SILVA, V. C; ROCHA, A. L. Princípios de termoelétricas em pequenas propriedades rurais. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION, 2, 2009, São Paulo. Anais… São Paulo: IFECTA, 2009. p. 1-9.

SOCIEDADE SOLAR. Manual online do Forno Solar de baixo custo: Projeto experimental do Forno solar feito com embalagens Tetra park. 2015. Disponível em: http://www.sempresustentavel.com.br/solar/czsolar/forno-solar.htm. Acesso em: 20 jun. 2015.

SOLAR COOKING. Uma História de cozimento solar. Artigo extraído do livro de Joe Radabaug, Heaven’s Flame. 2015. Disponível em: http://solarcooking.org/portugues/history-pt.htm. Acesso em 13 jun. 2015.

SOUZA, L. G. M; RAMOS FILHO, R. E. B; JÚNIOR, A. P. M. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica- VI CONEM 2010. 2010. Campina Grande- Paraíba. Fogão solar com parábola reciclável de antena. Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Editora da UFCG. v. 1, p 1-9.

Downloads

Publicado

2016-04-07