Práticas de fluidodinâmica como instrumento de divulgação científica no ensino médio

Fabiano Tavares da Silva, Lamon Benevides de Souza, Leôncio Diógenes Tavares Câmara

Resumo


Este trabalho de extensão foi desenvolvido para aproximar os alunos das escolas públicas da região de Nova Friburgo com o Instituto Politécnico IPRJ/UERJ, proporcionando uma experiência dentro da universidade com práticas de incentivo científico para área de ciências exatas e da terra. Apresentando o universo e diversidade dentro do campo de exatas, com um minicurso voltado para estudos de análise de partículas, viscosidade e permeabilidade, esta iniciativa engloba mais que conhecimentos destas atividades, mas também, o resgate da ligação escola-universidade, inserindo os alunos do ensino médio ao ambiente universitário e em atividades científicas. A importância de fornecer um “norte” para os adolescentes, devido à enorme dificuldade de escolher suas profissões, torna este projeto de extensão uma ferramenta em potencial que, muito provavelmente, irá contribuir para o futuro profissional destes jovens cidadãos. 


Palavras-chave


Incentivos; Ciências; Escola; Universidade

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DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p94



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.