Atividades de educação em saúde realizadas com grupo de idosas para promoção do autocuidado em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p137Resumo
Trata-se de um relato de experiência educativa com um grupo de idosas desenvolvido no “Projeto de Extensão e Pesquisa em Saúde da Família – PES” vinculado a uma IES de Fortaleza-CE, no período de março a dezembro de 2016. Este artigo objetiva descrever as experiências de atividades de educação em saúde realizadas em quatro encontros, com participação de 25 idosas, tendo como eixos problematizadores: o ‘Envelhecimento ativo’ e o ‘Autocuidado’. Os encontros foram norteados nos preceitos da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem e nas concepções de educação de Freire. Utilizaram-se ferramentas lúdicas e construtivas, como: oficinas, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e recursos audiovisuais, facilitando a reflexão e a construção de saberes entre extensionistas e idosas. O desenvolvimento das atividades possibilitou perceber o quanto essas idosas adquiriram conhecimentos e melhoraram o seu autocuidado. Portanto, urge fortalecer ações preventivas e de promoção da saúde visando promover a prática do autocuidado.
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