Comunidades saudáveis: capacitação de conselheiros locais de saúde como instrumento para efetivação do controle social no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Marta Inez Machado Verdi UFSC - Florianópolis - SC
  • Daniela Baumgart de Liz

Resumo

O projeto “Comunidades saudáveis: capacitação de Conselheiros Locais de Saúde” como instrumento para efetivação do controle social no SUS foi desenvolvido ao longo do ano de 2005, articulado junto ao Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis.O presente trabalho foi motivado pelo interesse em dar prosseguimento a encontros de discussão entre os Conselheiros Locais de Saúde, reforçar a relação entre os Conselhos Locais de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde e ter um espaço para interação entre os conselheiros. As sugestões de novos temas a serem trabalhados na elaboração de um material didático para formação de conselheiros locais de saúde apontam a necessidade de prosseguir. Eventos dessa natureza servem ainda como motivador da manutenção dos Conselhos, já que se mostram instáveis. Assim, aproveitando tanto o interesse da continuidade da parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis, como dos próprios conselheiros locais, a promoção de espaços de discussão e qualificação pessoal deve se tornar uma estratégia contínua. Além disso, deve-se atingir um número maior de Conselhos Locais de Saúde com a disponibilizarão de materiais com linguagem acessível ao entendimento dos mesmos para despertar o interesse da comunidade quanto ao seu papel de cidadão em relação à saúde.

Biografia do Autor

Marta Inez Machado Verdi, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Enfermagem pela UFRGS, especialização em licenciatura em Enfermagem pela UFRGS, especialização em metodologia do ensino superior pela UFRGS, especialização em saúde pública pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Pompéia, mestrado em assistência de enfermagem pela UFSC e doutorado em enfermagem pela UFSC. Atualmente é professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Daniela Baumgart de Liz

Graduação em Enfermagem pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-12-18