A fotografia e a extensão rural - uma reflexão sobre o cotidiano dos pequenos produtores de leite no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e72178Resumo
O projeto “Olhar do cotidiano da atividade rural e das ações extensionistas através das fotografias” utilizou a fotografia como ferramenta artística de desenvolvimento de pensamento crítico e autorreflexão, como forma de autovalorização e promoção de autoestima dos moradores e trabalhadores dos espaços rurais nos municípios de Pelotas e Piratini, RS, Brasil. Foram realizados registros fotográficos, nos anos de 2009 e 2010, das famílias e atividades cotidianas de produtores de leite, seus ambientes de vida e convívio, que foram apresentados mensalmente através de exposições coletivas durante as reuniões técnicas e de troca de experiências que ocorriam nas comunidades e, ao final do projeto, com exposição das imagens e entrega às famílias de fotografias ampliadas. Durante a observação das fotografias, os produtores e familiares conversavam sobre os lugares em que as fotografias foram tiradas, o que era a imagem e as suas impressões sobre elas. Este projeto nos permitiu caminhar ao encontro da construção do conhecimento junto à comunidade em que estamos inseridos.
Referências
BERGER, J. Modos de Ver. Tradução de Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária - Diretrizes nacionais. 2017.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Dairy Production and Products – Milk Production. Disponível em: http://www.fao.org/agriculture/dairygateway/milk-production/en/#V3AZwbgrLIV Acesso em: 24 mai. 2019.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário, 2017. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/ Acesso em 24 jun. 2019.
SILVEIRA, L. S.; ALVES, J. V. A utilização da arte como ferramenta para educação ambiental - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, p. 125-146, 2008.
SILVESTRO, M. L. et al. Os impasses sociais da sucessão hereditária na agricultura familiar. Florianópolis: EPAGRI; Brasília: NEAD; Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2001.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo – Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2002. 161p.
SPANEVELLO, R. M. et al. As perspectivas sucessórias de gestão dos negócios do patrimônio entre agricultores familiares sem sucessores. Revista CCEI. Bagé, v. 14, n. 26, p. 54-71, 2010.
VÁMOS, R. Viajanseio. Rio de Janeiro: Réptil, 2016. 216 p.
WANDERLEY, M. N. B. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACA, N. (Org.). Una nueva ruralidad em America Latina?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.