Efeito da natação sobre parâmetros de saúde mental e aptidão física funcional em escolares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e72728Resumo
Objetivo: Investigar o efeito de um programa de extensão universitária que oferece a modalidade de natação para crianças sobre escores de saúde mental e aptidão física funcional. Método: Estudo transversal, quantitativo com 33 crianças, de idades entre 10 a 12 anos, participantes do projeto de Extensão Golfinhos entre março e junho de 2017, sendo randomizadas em grupo praticantes de natação (n=18) e grupo não praticante (n=15). Resultados: Nossos achados demonstram reduções significativas (p<0.005) no grupo praticante de natação nos escores de hiperatividade, depressão, ansiedade e aumentos na agilidade, quando comparado ao grupo não praticante. Conclusão: Apontamos que crianças praticantes de natação apresentam melhor saúde mental e aptidão física funcional, quando comparadas a crianças não praticantes.
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