Efeito da natação sobre parâmetros de saúde mental e aptidão física funcional em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e72728

Resumo

Objetivo: Investigar o efeito de um programa de extensão universitária que oferece a modalidade de natação para crianças sobre escores de saúde mental e aptidão física funcional. Método: Estudo transversal, quantitativo com 33 crianças, de idades entre 10 a 12 anos, participantes do projeto de Extensão Golfinhos entre março e junho de 2017, sendo randomizadas em grupo praticantes de natação (n=18) e grupo não praticante (n=15). Resultados: Nossos achados demonstram reduções significativas (p<0.005) no grupo praticante de natação nos escores de hiperatividade, depressão, ansiedade e aumentos na agilidade, quando comparado ao grupo não praticante. Conclusão: Apontamos que crianças praticantes de natação apresentam melhor saúde mental e aptidão física funcional, quando comparadas a crianças não praticantes.

Biografia do Autor

Lorhan Menguer, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Educação Física (bacharelado) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista em Saúde Coletiva pelo programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde Coletiva - UNESC.

Fernanda Sombrio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduação em andamento de Educação Física Bacharelado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Atualmente é acadêmica de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) associado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico).

Ramiro Doyenart Ferreira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduação em andamento de Educação Física Bacharelado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Atualmente é acadêmico de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) associado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico).

Karin Martins Gomes, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2006) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2009). Integrante do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) associado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico).

Luciano Acordi da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Educação Física (2003), mestrado (2007), doutorado (2012) e pós-doutorado (2013) pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (nível 6), todos na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É professor, pesquisador e extensionista horista nos cursos de graduação e pós graduação na universidade UNESC e no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Atua com Atividades de Academia (modalidades aquáticas, terrestres e avaliação física para promoção da saúde), desde 1997. Atualmente é diretor executivo da Nadolu Academia. Na UNESC é vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsiCo).Como pesquisador responsável possui projetos aprovados em órgãos de fomento externo como CNPq, PROEXT e FAPESC. Atua principalmente com os seguintes temas: saúde mental, força muscular e disfunção oxidativa.(Fator H:23 na web of scince/total de artigos 58).

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Publicado

2021-04-28