O lúdico na prevenção de acidentes domésticos na infância: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e73822Resumo
O objetivo é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem, na utilização do lúdico para a abordagem de prevenção de acidentes domésticos na infância, em situações envolvendo queimaduras; assim, por meio da orientação e construção de conhecimento junto às crianças, busca-se contribuir positivamente para a redução de acidentes domésticos e suas consequências. A ação lúdica foi desenvolvida para crianças (de 10 a 12 anos) na classe hospitalar da enfermaria pediátrica de um hospital universitário, no período de junho de 2019. No primeiro momento, houve uma conversa para fazer o acolhimento, criar vínculo e conhecer suas concepções a respeito do tema; no segundo, foi realizado teatro de fantoches com cenas do cotidiano e; no terceiro, foi exibido um vídeo educativo para reforçar o assunto. A atividade apresentou positiva recepção por parte das crianças que demonstraram interesse, conhecimento, entusiasmo e participação ativa no processo. Conclui-se que a utilização do lúdico para abordar temas importantes foi muito significativa e tornou o ensino aprendizagem divertido, dinâmico e descontraído.
Referências
ASSIS, B.A.; SOUSA, M.R.L.; ERINGER, P.; SANTOS, R.R.P.; PROCÓPIO, R.M.; SOUSA, R.F.; et al. O papel do enfermeiro como educador: relato de experiência vivida na aula prática de educação em saúde. Revista UniÍtalo em pesquisa [resista em Internet]. São Paulo, 2019; 9(1): 116-132.
CONRADO, T.Q.M.; NUNES, J.F. Práticas lúdicas na educação superior: contribuições à formação acadêmica nos cursos de pedagogia e enfermagem. DisciplinarumScientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 16, n. 2, p. 241-251, 2015.
CRIANÇA SEGURA BRASIL. Como ensinar prevenção de acidentes às crianças. Disponível em: https://criancasegura.org.br/noticia/como-ensinar-prevencao-de-acidentes-as-criancas/. Acesso em: 30 abr. 2020b.
CRIANÇA SEGURA BRASIL. Como prevenir queimaduras. Disponível em: https://criancasegura.org.br/categoria-dica/area-risco/queimadura/. Acesso em: 28 abr. 2020a.
CRIANÇA SEGURA BRASIL. Conheça os dados sobre acidentes. Disponível em: http://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/. Acesso em: 23 jun. 2019.
GHISI, G.C.; et al. Perfil epidemiológico das internações por acidentes domiciliares em hospital pediátrico da região do Brasil. Arq. Catarin Med. 2018 out.-dez; 47(4):29-38.
LEITE C.T; VIEIRA R.P; MACHADO C.A; QUIRINO G.S; MACHADO M.F.A.S. Prática de educação em saúde percebida por escolares. CogitareEnferm. 2014 Jan/Mar; 19(1):13-19.
MACIEL, W. Acidentes domésticos. Sociedade brasileira de pediatria. Disponível em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/acidentes-domesticos/. Acesso em: 22 jun. 2019.
MAGALHÃES, A.R.L. O papel do enfermeiro especialista na prevenção de acidentes escolares [dissertação]. Évora: Universidade de Évora, 2018.
MESCHIAL, W.C.; SALES, C.C.F.; OLIVEIRA, M.L.F. Fatores de risco e medidas de prevenção das queimaduras infantis: revisão integrativa da literatura. RevBras Queimaduras. 2016;15(4):267-273.
PASSOS, D.A.; SANTOS, W.L. O enfermeiro como educador para a prevenção dos principais acidentes ocorridos na primeira infância. Rev. Cient. Sena Aires [resista em Internet]. 2016; 5(2): 124-35.
PORTAL BRASIL.Acidentes domésticos ainda são a principal causa de morte de crianças até 9 anos. Disponível em: www.brasil.gov.br/saude/2013/09/acidentes-domesticos-ainda-sao-principal-causa-de-morte-de-criancas-ate-9-anos. Acesso em: 22 jun. 2019.
SILVA, M.F.; et al. Fatores determinantes para a ocorrência de acidentes domésticos na primeira infância.J. Hum. Growth Dev. São Paulo, v. 27,n. 1,p. 10-18, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.