Feira de estágio e oportunidades: relato de uma ação extensionista sobre o papel social das IES na questão do estágio e empregabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75894Resumo
Objetivo: Relatar e refletir acerca da experiência de uma feira de estágios e oportunidades de uma Instituição de Ensino Superior dentro da cidade do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 29 e 30 de maio de 2019. Método: Esta pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e descritiva na medida que apresenta dados coletados durante uma ação extensionista e procura oferecer subsídios de análise sobre um saber fazer pedagógico no ambiente universitário, comprometido com as questões de desenvolvimento social e humano. Resultados: São os seguintes números de visitação: 15 empresas participantes, três colégios da rede privada, e um público estimado em cerca de 977 pessoas. Em relação ao gênero, 640 do público era do sexo masculino e 337 do sexo feminino. Conclusão: O relato de experiencia feito aqui espera contribuir para a discussão do papel da extensão universitária na questão dos eventos que aproximem empresas e comunidade acadêmica, sobretudo no papel da universidade na questão do desenvolvimento econômico e humano da região onde está localizada.
Referências
ANDRADE, A.; PEREIRA, L.; VIEIRA, P.; SILVA, J.; SILVA, A.; BONISSON, M.; CASTRO, J. Dia mais feliz! Relato de uma oficina de arteterapia em um Centro de Atenção Psicossocial. EntreAções: diálogos em extensão, Juazeiro do Norte, v. X, n. X, p. x-x, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/entreacoes/issue/view/33. Acesso em: 18 jul 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 7/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 49 e 50.
BRASIL, Presidência da República. Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10097.htm. Acesso em: 23 jul 2020.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
DESLANDES, M. S., ARANTES, Á. R. (2017). A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, 6(2), 179-183.
ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Triple helix: university-industry-government innovation and entrepreneurship. London: Routledge, 2017.
FORPROEX. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012 (Coleção Extensão Universitária; v. 7).
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, N. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015.
SINGER, P. I. (2000). Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.