Controle do escoamento salivar em indivíduos com deficiências neuromotoras: um trabalho interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80359

Palavras-chave:

Baba, Paralisia Cerebral, Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências, Glândulas Salivares

Resumo

A sialorréia (escape involuntário salivar da boca) é comum em indivíduos com deficiências neuromotoras, podendo causar diminuição da autoestima e isolamento social. Seu controle envolve terapias comportamentais e fonoaudiológica, uso de medicação, aplicação de botox e cirurgias. Os alunos do projeto de extensão “Atendimento Odontológico a Pacientes com Deficiências do Desenvolvimento”, da Faculdade de Odontologia da UFMG e da Associação Mineira de Reabilitação, realizaram uma revisão da literatura até o ano de 2022, com o objetivo de propor um questionário norteador das decisões sobre intervenção no controle do escoamento salivar. As equipes de odontologia e de fonoaudiologia discutiram a importância de se considerar a saúde bucal, os aspectos psicológicos envolvidos e o contexto social em que o paciente vive antes da opção por abordagens radicais e definitivas. O questionário serve como um roteiro para tomada de decisões de intervenção antes que abordagens radicais e definitivas sejam tomadas.

Biografia do Autor

Lia Silva de Castilho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Coordenadora do Projeto de Extensão "Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiências Neuromotoras". Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Fármácia da UFMG, Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UFMG e Doutora em Ciênicas Famacêuticas Pela Faculdade de Fármácia da UFMG.

Viviane Cardoso Sampaio, Associação Mineira de Reabilitação

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) , graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2002) , especialização em Psicologia Médica- Psicossomática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) , especialização em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís (2005) e especialização em Motricidade Oral pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (2006) .

Ana Cristina Borges de Oliveira , Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia, Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pós-doutorado em Epidemiologia das Doenças Bucais pela UFMG (2008-2009) e pela McGill University (Canadá / 2014-2015 / Bolsista CNPq). Professora Associada do Depto. Odontologia Social e Preventiva da FAO-UFMG, sendo coordenadora da disciplina Atenção odontológica para crianças e adolescentes com deficiência.

Diogo Alvarenga Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Odontologia Pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Alex Junio da Silva Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Odontologia (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestrado em Odontologia (2020), área de concentração Saúde Coletiva (linha de pesquisa: epidemiologia e controle das doenças bucais) pela mesma instituição. Atualmente cursa o Doutorado do Programa de Pós - Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFMG, área de concentração Saúde Coletiva.

Ivana Márcia Alves Diniz , Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta de Clínica Odontológica do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2008). Mestre em Dentística, pela mesma instituição (2011). Doutorado em Dentística pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche (12 meses) no Center for Craniofacial Molecular Biology (CCMB) (Ostrow Herman School of Dentistry, University of Southern California, Los Angeles) (2015).

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Publicado

2022-08-26