Estimulação cognitiva para melhoria das funções cerebrais de idosos

Autores

  • Adriana Schüler Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Giovana Duzzo Gamaro Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriel Guadalupe Barcelos Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Karoline Da Silva Duarte Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Olivera Cavalli Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p101

Resumo

A memória é um dos aspectos mais importantes da neurociência, principalmente no que concerne aos processos de ensino e de aprendizagem. Atividades que requerem atenção e pensamento lógico aumentam a densidade sináptica cerebral melhorando o desempenho mnemônico. A Universidade Federal de Pelotas/RS oferece aos idosos da comunidade a Oficina de Memória e Estimulação Cognitiva com aulas semanais de 60 minutos. O objetivo deste estudo foi analisar a motivação dos idosos ao executarem as atividades propostas nas aulas. Para tanto foi utilizado o Inventário de Motivação Intrínseca. Participaram do estudo 24 idosos, sendo observado que 83,3% destes afirmaram que as aulas eram “Muito divertidas”; 75% demonstraram estar muito satisfeitos com seu desempenho nas atividades; 91,6% afirmaram ter se esforçado bastante no cumprimento das atividades. Os resultados demonstraram que os idosos estavam motivados na realização das aulas de estimulação cognitiva.

Biografia do Autor

Adriana Schüler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física ESEF/UFRGS(1987), mestrado em Educação Física - Aichi University Of Education (1995) e doutorado em Ciências da Sáude e Esporte - Chukyo University (2001). Atualmente é professora adjunta da Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas - ESEF/ UFPel/RS.

Giovana Duzzo Gamaro, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1995). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRGS (1998), mestrado e doutorado em Bioquimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1998, 2003). Atuou como professora substituta na UFRGS durante 3 anos. De 2002 a 2004 foi docente de Bioquímica para diversos cursos de graduação na FEEVALE. A partir de 2004 dedicou-se a vários projetos de pesquisa na instituição além de atuar como professora titular de Bioquímica nos cursos de Biomedicina e Farmácia. Fez parte do grupo de professores permanentes do mestrado em Qualidade Ambiental ministrando disciplinas e orientando alunos de mestrado e iniciação científica. Possui experiência na área de neurobiologia do estresse. Realizou pós-doutorado na UFCSPA e desenvolveu projetos vinculados às áreas de bioquímica, estresse oxidativo e poluição atmosférica. Durante este período participou do corpo docente do mestrado em Ciências Médicas como co-orientador. É membro da Sociedade Brasileira de Neurociências - SBNec, atua como consultor AD HOC da universidade UNESC. Atualmente é professora associada Depto de Bioquimica da UFPEL e atua como docente colaboradora nos Programas de Pós Graduação: Bioquímica e Bioprospecção e Nutrição e Alimentos.

Gabriel Guadalupe Barcelos Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico Curso Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Karoline Da Silva Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica Curso Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Marcelo Olivera Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS (1986), Especialização em Educação Física Pré-Escolar e Escolar - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS (1989), Mestrado em Educação - Aichi University of Education, Kariya, Japão (1994) e Doutorado em Ciências da Saúde e Esporte - Chukyo University, Toyota, Japão (2001). Atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 

Referências

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Publicado

2017-12-20