Curso "COVID-19: conhecendo para se prevenir - educação em saúde e ação extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e80939Resumo
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada a partir do projeto “Covid-19: Conhecendo para se prevenir”, desenvolvido por discentes, docentes e técnicos administrativos da UFVJM. Método: Foi ofertado à comunidade interna e externa à UFVJM um curso online, gratuito, sobre vários aspectos da Covid-19. Resultado: Obteve-se 404 inscrições de diferentes regiões do país, uma abrangência nacional. Essa adesão teve como consequência expressiva difusão de conhecimento com base científica sobre a pandemia para população de interesse, além de ajudar no combate às notícias falsas. Além disso, os membros executores apresentaram um aprimoramento da aprendizagem no uso das ferramentas de criação de conteúdo online e videoaulas. Conclusão: O compartilhamento de informações sobre a Covid-19 para a população mostrou-se positiva, contribuindo no combate à pandemia, e a experiência do projeto na percepção do extensionista foi excepcional a nível pessoal e acadêmico. Período: Desenvolvido entre 18/06/2020 e 13/08/2020.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Segurança do Paciente: Higienização das mãos. Brasília, DF: Ministério da saúde, 2020. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
ARAÚJO, R.; PANERAI, T. Relato de Experiência de Blended Learning: O Moodle e o Facebook como Ambientes de Extensão da Sala de Aula Presencial. In: Workshop de Informática na Escola. [Anais]. Vol. 1. No. 1. 2012. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2121. Acesso em: 10 fev. 2021.
CDC - CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. How Coronavirus Spreads. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html. Acesso em: 29 mar. 2021
COELHO, A. L. C.; BATISTA, C.; MATTOS, D.; FANTUZZI, L.; DEGANI, M. Projeto de extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.8 n.1, p. 48-68, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/10277. Acesso em: 20 jan. 2021.
FERNANDES, F. B. M. As videoaulas como tecnologias acessórias à leitura de textos acadêmicos: estudo de caso a partir do curso de extensão a distância pensamento lésbico contemporâneo. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 298-321, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/47451. Acesso em: 20 mar. 2021.
FRANCO, M. A.; CORDEIRO, L. M.; CASTILLO, R. A. F. del. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, pág. 341-353, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200011&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
FONSECA, Y. S.; MANGANELLI, L. A. G.; BORGES, G. F.; ALVES, C. O.; BARBOSA, G. A.; CORREIA, A. P.; MASCARENHAS, A. G. Ação extensionista de promoção da saúde para estudantes universitários. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 81-95, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.ph p/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n35p81. Acesso em: 15 mar. 2021.
GOLDMANN D. System failure versus personal accountability: the case for clean hands. New England Journal of Medicine, v. 355, n. 2, p. 121-123, 2006. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/nejmp068118. Acesso em: 15 dez. 2020.
HARAYAMA, R. M.; LIMA, J. G.; COSTA, E. N.; SANTOS, J. T. R. Curso COVID-19 e o processo de trabalho na atenção primária à saúde: territórios, atores e diálogos. Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão, Palmas, v. 3, n. 2, p. 70-80, 2020.
KAMPF, G.; TODT, D. S.; PFAENDER, E. S. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal of hospital infection, v. 104, n. 3, p. 246-251, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S019 5670120300463?casa_token=9g1o267cKrQAAAAA:I2fiLgUwsrbhv-3k61hTZUkz2 3N2hzlEvQVT6HGYHieMudC24pdBvsHZf1b04RrMQ99v5R5Iq_I. Acesso em: 03 mar. 2021.
KINGSTON, L.; O’CONNELL, N.H; DUNNE, C. P. Hand hygiene-related clinical trials reported since 2010: A systematic review. Journal of Hospital Infection, v. 92, n. 4, p. 309-320, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195670115004892 ?casa_token=do_x14FFIe0AAAAA:3MmyjFk-vacTIsObI7V7U9tbA1lxgVDUWLM2Wn JASThITTFKKUGz3jQ4d0wBigb9MzDKF-G-XxU. Acesso em: 30 nov. 2020.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100504&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2021.
MARRA, A.R.; EDMOND, M. B. New technologies to monitor healthcare worker hand hygiene. Clinical Microbiology and Infection, v. 20, n. 1, p. 29-33, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1198743X14601907. Acesso em: 25 nov. 2020.
MARRA, A. R. Avanços no controle das infecções. Einstein (São Paulo), v. 14, n. 1, p. 108-109, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082016000100108 &script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 29 mar. 2021.
MELO, J. A. C.; SILVA, C.; ALVES, M. L. S.; MACHADO, I. S.; LAURINDO, M.; FIN, A. P. Extensão universitária na pandemia de covid-19: projeto Radiologia na comunidade, o uso da rede social e ambiente Virtual de aprendizagem. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 4, n. 2, p. 49-60, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/saberesplura is/article/view/108759. Acesso em: 13 jan. 2021.
NOAL, D. S.; PASSOS, M. F. D.; FREITAS, C. M. (org.). Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz. 342 p., 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44264. Acesso em 29 mar. 2021.
PASSAMAI, L. O.; COELHO, T. C.; CARVALHO, G. L. G. G.; CHAVENCO, P. S. C.; OLIVEIRA, N. S.; FERREIRA, S. M. I. L. Contribuições da extensão universitária como estratégia de assistência na promoção da segurança do paciente. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 17, n. 36, p. 79-93, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7673090. Acesso em: 20 mar. 2021.
POST, L. K.; XAVIER, C. B.; SILVA, J. V. J. B. F.; SCHWONKE, N. R.; ARAUJO, C. F.; RAMSON, C. M. Projeto de extensão cetat em tempo de pandemia: novas experiências e reflexões. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 163-171, 2021. Disponível em: https://periodicos .ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19660. Acesso em: 07 fev. 2021.
SANTOS, A. A. M. Higienização das mãos no controle das infecções em serviços de saúde. RAS, v. 4, n. 15, p. 10-14, 2002. Disponível em: http://200.198.201.69/s ervicosaude/controle/higienizacao_mao.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. A. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/58/version/62. Acesso em: 29 mar. 2021.
SCHUCHMANN, A. Z., SCHNORRENBERGER, B. L., CHIQUETTI, M. E., GAIKI, R. S., RAIMANN, B. W., & MAEYAMA, M. A. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19/Vertical social isolation X Horizontal social isolation: health and social dilemas in copping with the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.p hp/BJH R/article/view/9128. Acesso em 15 jan. 2021.
VARGAS, K. B.; LAWAL, S. Reflexões Biogeográficas acerca da origem, hipóteses, dispersão e distribuição dos Sars-CoV-2 (Corona Vírus). Geografia Ensino & Pesquisa, v. 24, p. 19, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Advice for public. World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencie s/disseas/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters. Acesso em: 03 dez. 2020.
ZHOU, P., YANG, X. L., WANG, X. G., HU, B., ZHANG, L., ZHANG, W., SHI, Z. L. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270-273, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2012-7?fbclid=IwAR2hxnXb9nLWgA8xexEoNrCNH8WHqvHhhbN38aSm48AaH6fTzGMB1BLljf4. Acesso em: 04 nov. 2020
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.