Curso "COVID-19: conocer para prevenir" - educación en salud y acción de extensión
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e80939Resumen
Objetivo: Relatar una experiencia de extensión del proyecto “Covid-19: Conocer para prevenir” ejecutado por estudiantes universitarios profesores y técnicos de la UFVJM. Método: Se prepararon lecciones en video sobre varios aspectos de Covid-19 a la comunidad interna y externa de UFVJM. Resultado: El curso tuvo 404 inscripciones de diferentes regiones del país. Esta adhesión resultó en una amplia difusión del conocimiento con base científica sobre la pandemia a la población de interés, además de ayudar a combatir las noticias falsas. Además, los miembros ejecutores presentaron una mejora en el aprendizaje en el uso de herramientas de creación de contenido en línea y lecciones en video. Conclusión: El esclarecimiento de información sobre Covid-19 para la población resultó ser positivo, contribuyendo a la lucha contra la pandemia, y la experiencia del proyecto en la percepción del extensionista fue excepcional a nivel personal y académico. Periodo: Desarrollado entre el 18/06/2020 y el 13/08/2020.
Citas
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Segurança do Paciente: Higienização das mãos. Brasília, DF: Ministério da saúde, 2020. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
ARAÚJO, R.; PANERAI, T. Relato de Experiência de Blended Learning: O Moodle e o Facebook como Ambientes de Extensão da Sala de Aula Presencial. In: Workshop de Informática na Escola. [Anais]. Vol. 1. No. 1. 2012. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2121. Acesso em: 10 fev. 2021.
CDC - CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. How Coronavirus Spreads. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html. Acesso em: 29 mar. 2021
COELHO, A. L. C.; BATISTA, C.; MATTOS, D.; FANTUZZI, L.; DEGANI, M. Projeto de extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v.8 n.1, p. 48-68, 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/10277. Acesso em: 20 jan. 2021.
FERNANDES, F. B. M. As videoaulas como tecnologias acessórias à leitura de textos acadêmicos: estudo de caso a partir do curso de extensão a distância pensamento lésbico contemporâneo. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 298-321, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/47451. Acesso em: 20 mar. 2021.
FRANCO, M. A.; CORDEIRO, L. M.; CASTILLO, R. A. F. del. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, pág. 341-353, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200011&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.
FONSECA, Y. S.; MANGANELLI, L. A. G.; BORGES, G. F.; ALVES, C. O.; BARBOSA, G. A.; CORREIA, A. P.; MASCARENHAS, A. G. Ação extensionista de promoção da saúde para estudantes universitários. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 81-95, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.ph p/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n35p81. Acesso em: 15 mar. 2021.
GOLDMANN D. System failure versus personal accountability: the case for clean hands. New England Journal of Medicine, v. 355, n. 2, p. 121-123, 2006. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/nejmp068118. Acesso em: 15 dez. 2020.
HARAYAMA, R. M.; LIMA, J. G.; COSTA, E. N.; SANTOS, J. T. R. Curso COVID-19 e o processo de trabalho na atenção primária à saúde: territórios, atores e diálogos. Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão, Palmas, v. 3, n. 2, p. 70-80, 2020.
KAMPF, G.; TODT, D. S.; PFAENDER, E. S. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal of hospital infection, v. 104, n. 3, p. 246-251, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S019 5670120300463?casa_token=9g1o267cKrQAAAAA:I2fiLgUwsrbhv-3k61hTZUkz2 3N2hzlEvQVT6HGYHieMudC24pdBvsHZf1b04RrMQ99v5R5Iq_I. Acesso em: 03 mar. 2021.
KINGSTON, L.; O’CONNELL, N.H; DUNNE, C. P. Hand hygiene-related clinical trials reported since 2010: A systematic review. Journal of Hospital Infection, v. 92, n. 4, p. 309-320, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195670115004892 ?casa_token=do_x14FFIe0AAAAA:3MmyjFk-vacTIsObI7V7U9tbA1lxgVDUWLM2Wn JASThITTFKKUGz3jQ4d0wBigb9MzDKF-G-XxU. Acesso em: 30 nov. 2020.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100504&tlng=pt. Acesso em: 27 fev. 2021.
MARRA, A.R.; EDMOND, M. B. New technologies to monitor healthcare worker hand hygiene. Clinical Microbiology and Infection, v. 20, n. 1, p. 29-33, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1198743X14601907. Acesso em: 25 nov. 2020.
MARRA, A. R. Avanços no controle das infecções. Einstein (São Paulo), v. 14, n. 1, p. 108-109, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082016000100108 &script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 29 mar. 2021.
MELO, J. A. C.; SILVA, C.; ALVES, M. L. S.; MACHADO, I. S.; LAURINDO, M.; FIN, A. P. Extensão universitária na pandemia de covid-19: projeto Radiologia na comunidade, o uso da rede social e ambiente Virtual de aprendizagem. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 4, n. 2, p. 49-60, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/saberesplura is/article/view/108759. Acesso em: 13 jan. 2021.
NOAL, D. S.; PASSOS, M. F. D.; FREITAS, C. M. (org.). Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz. 342 p., 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44264. Acesso em 29 mar. 2021.
PASSAMAI, L. O.; COELHO, T. C.; CARVALHO, G. L. G. G.; CHAVENCO, P. S. C.; OLIVEIRA, N. S.; FERREIRA, S. M. I. L. Contribuições da extensão universitária como estratégia de assistência na promoção da segurança do paciente. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 17, n. 36, p. 79-93, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7673090. Acesso em: 20 mar. 2021.
POST, L. K.; XAVIER, C. B.; SILVA, J. V. J. B. F.; SCHWONKE, N. R.; ARAUJO, C. F.; RAMSON, C. M. Projeto de extensão cetat em tempo de pandemia: novas experiências e reflexões. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 163-171, 2021. Disponível em: https://periodicos .ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19660. Acesso em: 07 fev. 2021.
SANTOS, A. A. M. Higienização das mãos no controle das infecções em serviços de saúde. RAS, v. 4, n. 15, p. 10-14, 2002. Disponível em: http://200.198.201.69/s ervicosaude/controle/higienizacao_mao.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. A. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/58/version/62. Acesso em: 29 mar. 2021.
SCHUCHMANN, A. Z., SCHNORRENBERGER, B. L., CHIQUETTI, M. E., GAIKI, R. S., RAIMANN, B. W., & MAEYAMA, M. A. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19/Vertical social isolation X Horizontal social isolation: health and social dilemas in copping with the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.p hp/BJH R/article/view/9128. Acesso em 15 jan. 2021.
VARGAS, K. B.; LAWAL, S. Reflexões Biogeográficas acerca da origem, hipóteses, dispersão e distribuição dos Sars-CoV-2 (Corona Vírus). Geografia Ensino & Pesquisa, v. 24, p. 19, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Advice for public. World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencie s/disseas/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters. Acesso em: 03 dez. 2020.
ZHOU, P., YANG, X. L., WANG, X. G., HU, B., ZHANG, L., ZHANG, W., SHI, Z. L. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270-273, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2012-7?fbclid=IwAR2hxnXb9nLWgA8xexEoNrCNH8WHqvHhhbN38aSm48AaH6fTzGMB1BLljf4. Acesso em: 04 nov. 2020
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.