Práticas extensionistas relacionadas à Libras como L2 para ouvintes: relato e avaliação da experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82097Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar e avaliar as práticas extensionistas da área de Libras como segunda língua (L2), para ouvintes que são desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, relata a articulação das várias ações extensionistas realizadas de 2016 a 2021 no Programa chamado Núcleo de Ensino de Libras (NEL) e as avalia a partir da perspectiva analítica proposta por Cristofoletti e Serafim (2020). Na parte do relato, apresenta os cursos, os eventos, os projetos e os produtos desenvolvidos pelo NEL e na parte da avaliação analisa quem faz, a quem se destina, a materialização, os objetivos e os impactos das atividades extensionistas. Conclui que as práticas extensionistas ocorrem de forma conjunta e combinada e que têm demonstrado resultados significativos que colaboram com o desenvolvimento da área.
Referências
ABREU, Caroline Figueiredo Belo. Avaliação da extensão universitária: reflexões sobre o fazer extensionista na Universidade de Brasília. (Dissertação de Mestrado Profissional). Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/38851. Acesso em 13 maio de 2021.
CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo; SERAFIM, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade. V 5, N 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/90670. Acesso em 13 maio de 2021
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Organização: Maria das Dores Pimentel Nogueira. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013 (Coleção Extensão Universitária; v.8).
SILVA, L. Fluência de ouvintes sinalizantes de libras como segunda língua: foco nos elementos da espacialização. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193780. Acesso em: 3 jun. 2021.
SILVA, Rejane Maria Gomes, CAMPANI, Adriana, PARENTE, Paulina Maria Mendes. A extensão universitária como pilar epistemológico da indissociabilidade na Universidade. In: SILVA, Rejane Maria Gomes; HOLANDA, Virginia Célia Cavalcante (Org). A expansão do ensino superior em debate: Sobral, Ceará, 2018. Disponível em http://www.uvanet.br/edicoes_uva/gera_xml.php?arquivo=expansao_ensino_superior. Acesso 13 maio de 2021.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, v. 3, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.