As emoções na adolescência: o que tem atrás da máscara?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82383Resumo
A adolescência é um período do ciclo vital caracterizado por mudanças biológicas e emocionais pela busca da identidade, os adolescentes passam por experiências que geram uma série de emoções. Este relato de experiência tem como objetivo descrever uma atividade sobre as emoções desenvolvida durante a Oficina de Psicologia com os participantes do projeto de extensão Jovem Aprendiz Feevale. A oficina teve como objetivo introduzir e salientar a importância de expressar as emoções e buscar maneiras assertivas de demonstrá-las. A partir da confecção de máscaras, foram identificadas as emoções mais externalizadas: alegria e raiva. E as emoções que os adolescentes preferem esconder: tristeza, raiva e medo. Ressignificar as emoções, a fim de proporcionar que cada uma delas tenha seu espaço na vida do adolescente pode trazer benefícios no desenvolvimento de sua vida, uma vez que precisa experienciar todos seus sentimentos em uma construção saudável do ser.
Referências
ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional, São Paulo: Perseu Abramo, 2005.
AFONSO, M. L. Oficinas em dinâmica de grupo na área da saúde. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2010.
BASTOS, A. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo informação: São Paulo, vol.14 no.14, p. 160-169, out. 2010.
BIAZUS, C. B.; RAMIRES, V.R.R. Depressão na adolescência: uma problemática dos vínculos. Psicologia Estudantil, Maringá. v. 17, n. 1, p. 83-91, mar. 2012.
CASTILHO, W. Mentira – um rosto de muitas faces. 2. ed. São Paulo: Urbana, 2011.
CASTRO, A.; ALMEIDA, V.. O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: o adolescente no palco. Rev. bras. Psicodrama, São Paulo, v.25, n.1, p.101-107, jun. 2017.
CRUZ, et al. The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. Frontiers in Psychology, v.9, p. 1664-1078. jul. 2018
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das Relações Interpessoais: vivência para o trabalho em grupo. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
DENHAM, S. et al. Preschool emotional competence: pathway to social competence? Child development, 74(1), p. 238-256. 2003.
EKMAN, P. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de papel, 2011.
FERNANDES, W. Grupos Operativos. In:_; SVARTMAN B., FERNANES, B. Grupos e Configurações Vinculares. Porto Alegre: Artmed, p. 195-203, 2003.
FORTES, A. B.; MAIA, C. P.; KRISTENSEN, C. H. Estratégias cognitivas de regulação emocional: Associação com sintomas pós-traumáticos. Psicologia, Saúde & Doenças. Porto Alegre, vol. 19, n. 3, p. 605-616, 2018.
GILBERT K. The neglected role of positive emotion in adolescent psychopathology. Clinical Psychology Review, 32, 467-481. 2012.
IBASE. Juventude e integração sul-americana: Brasil: Rio de Janeiro: IBASE, 2007.
LEMOS, C. G.; FERREIRA; M. F.. Geração Zapping e escolha profissional. In: VASCONCELOS, Zandre Barbosa; OLIVEIRA, Inalda Dubeux (orgs). Orientação Vocacional: alguns aspectos teóricos, técnicos e práticos. São Paulo: Vetor, 2004.
LOPES, B. C. O. A Busca da Felicidade e o Bem-Estar no Mundo Pós-Moderno. Psicologado. Edição 08/2013. Disponível em https://psicologado.com.br/abordagens/psicanalise/a-busca-da-felicidade-e-o-bem-estar-no-mundo-pos-moderno . Acesso em 22 Set 2019.
MOLPECERES, M. A.; ZACARES, J. J. Factores personales y sociales asociados al desarrollo de la identidad relacional y ocupacional: un análisis exploratorio en adolescentes de secundaria y
RIBEIRO, M.A. Juventude e trabalho: construindo a carreira em situação de vulnerabilidade. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 63, n. spe, p. 58-70, 2011.
MOREIRA, P. M. G. Desregulação emocional, ansiedade, depressão e stress na adolescência: Contributos de variáveis sociodemográficas, académicas e extracurriculares. 2018. 54f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde). Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal, 2018.
ORKIBI, H.; FENIGER-SCHAAL, R.. Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: trends and methodological implications. Plos One, 14(2), 1-26. 2019.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M.. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p.77-88, mai/ago, 2009.
SAMPAIO, J. H. Política Nacional de Extensão: referenciais teórico-práticos para sua construção. In. A I. Calderón (org.), Ação Comunitária: uma outra face do ensino superior brasileiro. São Paulo: Olho d'Água. 2004.
SANTOS, M. A. et al . Grupo operativo com adolescentes em um núcleo da assistência social: a questão da identidade de gênero. Vínculo, São Paulo , v. 12, n. 1, p. 51-58, 2015.
STEFANO, L.; CORRÊA, G. Terapia Cognitivo-Comportamental e Regulação Emocional na Adolescência. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 25-37, 2018.
WECKER, A. et al. A sala de aula expandida na extensão: a percepção de acadêmicos acerca das contribuições da prática extensionista à formação da Psicologia. Revista Cataventos v.11 n.2, p. 25-41. Nov 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.