Transtornos dolorosos nos pés em idosas: pesquisa-cuidado no contexto de atividade extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82493

Palavras-chave:

Idoso, Pés, Autocuidado, Educação em Saúde, Extensão Comunitária

Resumo

Pesquisa que objetiva identificar os transtornos dolorosos nos pés em um grupo de idosas e promover ações de conscientização em saúde sobre a temática, otimizando comportamentos e hábitos de vida. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado pela utilização do Arco de Maguerez, com enfoque na pesquisa-cuidado e uso do instrumento denominado Índice Manchester de Incapacidade Associada ao Pé Doloroso no Idoso. Os resultados apontam que a maioria das participantes tem cuidado com os pés e com os sapatos, realiza as atividades laborais e poucas se declaram impedidas de praticar o lazer. Observa-se que o processo de envelhecimento é marcado por modificações fisiológicas e patológicas ocasionando mudanças físicas, psicológicas e sociais. Conclui-se que a incapacidade funcional dos pés das participantes da pesquisa é baixa e que as ações extensionistas articuladas com a comunidade fortalecem os atos de aprender a aprender e, dessa maneira, formar profissionais de saúde e cidadãos mais conscientes de sua saúde.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências - Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. 

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe.

Karyna Turra Osternack, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Professora da Faculdades Pequeno Príncipe. 

Patrick Alves dos Santos, Faculdades Pequeno Príncipe

Aluno de Biomedicina nas Faculdades Pequeno Príncipe desde agosto de 2017. Cursou Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. 

Franciele Coutinho França, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Nutrição pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós Graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar pela Universidade Positivo. Mestre pelo Programa de Ensino em Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Nutricionista Clínica no Hospital da Cruz Vermelha - Paraná.

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Publicado

2021-12-16