Trastornos de los pies dolorosos en ancianos: investigación-atención en el contexto de actividad de extensión

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82493

Resumen

Investigación que tiene como objetivo identificar los trastornos dolorosos del pie en un grupo de mujeres mayores y promover acciones de concienciación sanitaria sobre el tema, optimizando comportamientos y hábitos de vida. Se trata de un estudio descriptivo con abordaje cuantitativo, realizado con Arco de Maguerez, centrado en la investigación asistencial y el uso del instrumento denominado Índice de Manchester de Discapacidad Asociada con Pie Doloroso en el Anciano. Los resultados muestran que la mayoría de los participantes tienen cuidado con los pies y los zapatos, realizan actividades laborales y pocos se declaran impedidos para practicar el ocio. Se observa que el proceso de envejecimiento está marcado por cambios fisiológicos y patológicos provocando cambios físicos, psicológicos y sociales. Se concluye que la incapacidad funcional de los pies en los participantes de la investigación es baja y que las acciones de extensión articuladas con la comunidad fortalecen los actos de aprender a aprender y, de esta manera, formar profesionales de la salud y ciudadanos más conscientes de su salud.

Biografía del autor/a

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências - Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. 

Leide da, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe.

Karyna Turra Osternack, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Professora da Faculdades Pequeno Príncipe. 

Patrick Alves dos Santos, Faculdades Pequeno Príncipe

Aluno de Biomedicina nas Faculdades Pequeno Príncipe desde agosto de 2017. Cursou Biotecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. 

Franciele Coutinho França, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Nutrição pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós Graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar pela Universidade Positivo. Mestre pelo Programa de Ensino em Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Nutricionista Clínica no Hospital da Cruz Vermelha - Paraná.

Citas

AIKAWA, Adriana Correa et al. Estudo correlacional do pé geriátrico com requisitos cinético- funcionais. Fisiot Mov, v. 22, p. 3, p. 395-405, 2009. Acesso: 30 jun. 2018. Disponível em: periódicos. pucpr.br/index.php/fisio/article/viewFile/19467/18809.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: respostas de lições extraídas da prática. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 35, n. 2, p. 61-76, jul./dez. 2014. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/18193-98624-1-PB%20(1).pdf.

COUTO, Giovanna Riccitelli do et al. Síndrome do pé doloroso na população idosa. Rev Bras Geriatr Gerontol, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 72-76. 2014. Acesso: 22 out. 2021. Acesso: 22 mai. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/v8n1a12%20(8).pdf.

DAMACENO, Maria José Caetano Ferreira; CHIRELLI Mara Quaglio. Implementação da Saúde do Idoso na Estratégia Saúde da Família: visão dos profissionais e gestores. Ciênc. saúde colet., v. 24, n. 5, p. 1637-1646, 2019. Acesso: 22 out. 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2019.v24n5/1637-1646/pt

FERNANDES, Maria da Graça Melo et al. Avaliação do medo de cair em idosos em atendimento ambulatorial. Rev Enferm UFPE on line [periódico na Internet]. 2013. Acesso: 10 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/AVALIAODOMEDODECAIREMIDOSOSEMATENDIMENTOAMBULATORIAL.pdf.

FERRARI, Sabrina Canhada et al. Patologias no pé do idoso. Rev Bras Ciênc Envelh Hum, v. 6, n. 1, p. 106-18, 2009. Acesso: 10 set. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/735/485.

FERRARI, Sabrina Canhada et al. Índice Manchester de Incapacidade Associada ao Pé Doloroso no Idoso – Tradução, Adaptação Cultural e Validação para a Língua Portuguesa. Rev Bras Reumatol, v. 48, n.6, p. 335-341, nov./dez., 2008. Acesso: 10 set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v48n6/06.pdf. Acesso: 10 ago. 2018.

FERREIRA, Eidimara; PORTELLA, Marilene Rodrigues; DORING Marlene. Alterações dos pés de idosos institucionalizados. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 21, n. 03, p. 363-370, 2018. Acesso: 22 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/wtsY8hLK5YqGqs4StkWDtjz/?lang=pt&format=pdf

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação. 3 ed. São Paulo: Moares, 1980.

GARROW, Adam; SILMAN, Alam; MACFARLANE, G.ary. The Cheshire foot pain and disability survey: a population survey assessing prevalence and associations. Pain, v. 110, p. 378-84, 2004. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/garrow2004.pdf%20%20associations.pdf.

GORECKI G. A. Shoe related foot problems and public health. J Am Podiatry Assoc, v. 68, n. 4, p. 245-7, 1978.

MARIN, Maria José Sanches; MACIEL, Mateus de Carvalho. Caracterização dos problemas relacionados aos pés de idosos de uma comunidade em município do interior do Estado de São Paulo. Rev Bras Geriatr Gerontol, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 243-253, 2014. Acesso: 27 set. 2018. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n2/1809-9823-rbgg-17-02-00243.pdf.

MARQUES, Marilia Braga et al. Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP. v. 53, p. 1-9, 2019. Acesso: 22 out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/gs7Q8rTDjhL3CLsKPCQHnTj/?format=pdf&lang=pt

MENZ, Hylton B.; MORRIS, Meg. E.; LORD, Stephen R. Foot and ankle characteristics associated with impaired balance and functional ability in older people. J Gerontol A Biol Sci Med Sci, v. 60, n. 12, p. 1546-52, 2005. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/menz2005.pdf%20Foot%20and%20Ankle.pdf.

MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortes; Unesco, 2001.

NEVES, Eloita Pereira; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Pesquisa-cuidado: uma abordagem metodológica que integra pesquisa, teoria e prática em enfermagem. Cogitare Enferm., v.11, n.1, p.73-79, 2006. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/5980-14677-1-PB%20(2).pdf.

OGRADOWSKI, Karin Rosa Persegona et al. Uso da metodologia da problematização e ensino da bioética: aprendizagem ativa e significativa In: RAULI, Patrícia Maria Forte et al. (Orgs). Bioética e Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem serie Bioética v. 7. Curitiba: CRV, 2018, p. 49-62.

PRATO, Sabrina Canhada Ferrari; SANTOS, Fânia Cristina; TREVISAN, Virgínia Fernandes Moça. Pé doloroso do idoso associado à incapacidade funcional. Rev Dor. v. 13, n. 1, p. 18-24, 2012. Acesso: 22 mai. 2018. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rdor/v13n1/a04v13n1.

SILVA, Joziane Santos; SANTO Fátima Helena do Espírito; CHIBANTE Carla Lube de Pinho. Alterações nos pés do idoso hospitalizado: um olhar cuidadoso da enfermagem. Esc Anna Nery, v. 21, n. 1, p. 1-7, 2017. Acesso: 22 out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/wcTcB4RLNksN5LTtfKMfRhb/?lang=pt&format=pdf

SILVA, Teodoro Marcelino; SANTOS, Rosely Leyliane. Prevenir é o melhor remédio: Experiência da Avaliação Clínica dos Pés em Idosos Diabéticos. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 5, p. 73423-73434 set./out. 2020. Acesso: 27 out. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/17490-45079-1-PB%20(1).pdf

STOLT, Minna et al. Foot health and selfcare activities of older people in home care. J Clin Nurs, v. 21 n. 21-22, p. 3082-95, 2012. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/stolt2012.pdf%20%20Foot%20health%20and.pdf.

TAVARES, Darlene Mara dos Santos; DIAS, Flavia Aparecida. Capacidade funcional, morbidades e qualidade de vida de idosos. Texto Contexto Enferm, v. 21, n. 1, p. 112-20. 2012. Acesso: 27 set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n1/en_a13v21n1.pdf.

ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson et al. Pesquisa-cuidado: da teoria à prática. In: LACERDA, Maria Ribeiro; COSTENARO, Regina Santini (Org.). Metodologias de pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2016, p. 215-249.

Publicado

2021-12-16