Community garden and environmental education in Morro do Horácio (Florianópolis - SC): knowledge shared in the university extension
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82911Keywords:
Letramento autônomo. Letramento ideológico. Livro didático de língua estrangeira.Abstract
This paper reports part of the experiences of the UFSC extension project entitled “Community Garden and Environmental Education in Morro do Horácio”, carried out at the Beneficent Educational and Assistance Association Gente Amiga (Florianópolis/SC), between 2018 and 2020. Among the activities developed, highlights to the implementation of a community vegetable garden, actions of Agroecology, Permaculture and Environmental Education with the children and adolescents served by the Association and with the community in general. It was noted the importance of acknowledgement, approximation and exchange of popular and academic knowledge, reinforcing the commitment of the University to adjacent communities and the role of the university extension.
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas. 1988.
CARVALHO, Thony Assis (Org.). Manual do Agente Prevencionista. Porto Alegre: [s.n.], 2005.
COSTA, Carlos Antônio Gonçalves; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta escolar: alternativa para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável no cariri paraibano Polêmica, v. 15, n.3, p. 01-09, outubro, novembro e dezembro 2015 - DOI: 10.12957/polemica.2015.19350.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.chiorato.
DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública. v. 21. n. 45. p. 87-102. jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334/302. Acesso em: 08 jul. 2021.
GAIA, Marilia Carla de Mello; JANATA, Natacha Eugenia. Cadernos de Agroecologia. Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe. v. 15, no 2, 2020. Disponível em: http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/5164/3675 Acesso em: 08 jul. 2021.
GENTE AMIGA. Projeto Político Pedagógico Associação Beneficente Educacional e Assistencial e Gente Amiga, 2020.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 08 jul. 2021.
MACHADO, Luiz Carlos. Pinheiro, MACHADO-FILHO, Luiz Carlos. Pinheiro. Dialética da Agroecologia. São Paulo: Expressão Popular. 2014.
PILON, A. F. Ocupação Existencial do Mundo: Uma Proposta Ecossistêmica. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.
PINTO, Vicente Paulo dos Santos; GUIMARÃES, Mauro. A educação ambiental no contexto escolar: temas ambientais locais como temas geradores diante das questões socioambientais controversas. Revista de Geografia – PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, v.7, n.2, (Jul-Dez) p.149-162, 2017
SANTOS, João Henrique de Sousa; ROCHA, Bianca Ferreira; PASSAGLIO, Kátia Tomagnini. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 28 maio 2016.
TREIN, Eunice Schilling. A Educação Ambiental Crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
