Horta comunitária e educação ambiental no Morro do Horácio (Florianópolis - SC): saberes compartilhados na extensão universitária

Autores

  • Gabriel Dreher Pacheco da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Cristina Pereira de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilia Carla de Mello Gaia Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e82911

Palavras-chave:

Horta Pedagógica, Agroecologia, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Este trabalho relata parte das experiências do projeto de extensão da UFSC intitulado “Horta Comunitária e Educação Ambiental no Morro do Horácio”, realizado na Associação Beneficente Educacional e Assistencial Gente Amiga (Florianópolis/SC), entre 2018 e 2020. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a implantação de uma horta comunitária, ações de Agroecologia, Permacultura e Educação Ambiental com as crianças e adolescentes atendidos pela Associação e com a comunidade em geral. Percebeu-se a importância do reconhecimento, aproximação e troca de saberes populares e acadêmicos, reforçando o compromisso da universidade com as comunidades adjacentes e o papel da extensão universitária.

Biografia do Autor

Gabriel Dreher Pacheco da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Laura Cristina Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilia Carla de Mello Gaia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008). É mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Coletiva, pelo Centro de Pesquisas René Rachou-FIOCRUZ (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professora do curso Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-08-26