Relato de experiência do projeto SiEM na UFSC

Autores

  • Patricia Fonseca Ferreira Arienti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Veras Micheletti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Davi Antunes da Luz Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Paulo Cavazzani Bosso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Felipe Santos de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e84828

Resumo

A Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio (SiEM) é um projeto de extensão, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina que busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais, tais como a Assembleia Geral da ONU, a União Europeia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras. O objetivo é estimular seus participantes a aprofundar conhecimentos nas mais variadas áreas do saber, como Política Internacional, Meio Ambiente, Comércio Internacional, História e Direito. O projeto é direcionado ao estudante de ensino médio do estado de Santa Catarina. Ressalta-se que é um projeto inteiramente gratuito para todos os estudantes participantes, o que possibilita a participação de estudantes de escolas tanto da rede privada, quanto da rede pública.

Biografia do Autor

Patricia Fonseca Ferreira Arienti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Veras Micheletti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Davi Antunes da Luz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

João Paulo Cavazzani Bosso, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Felipe Santos de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

DRI, Clarissa; LEITE, Iara. C.; PAGLIARI, Graciela; ARIENTI, Patricia. Experiências alternativas de ensino na UFSC: simulações e contato com atores sociais locais. Meridiano 47, UNB, v. 18, p. 1-17, 2017

ARIENTI, Patricia F. F; PAGLIARI, Graciela. C.. Uma reflexão sobre a prática das Simulações no ensino das Relações Internacionais: um estudo sobre a Simulação para o Ensino Médio. In: X Encontra da Associação Brasileira de Ciência Política, 2016, Belo Horizonte. Ciência Política e a Política: Memória e Futuro, 2016.

Publicado

2021-12-16