A experiência de participantes e bolsistas em dois cursos de extensão voltados para a terceira idade em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85583Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Saúde PúblicaResumo
Foram ministrados, no semestre letivo 2021-1, como ação extensionista e por modo remoto, os cursos Cultura e Arte para a Terceira Idade e Jornadas de Cultura e Arte, voltados para pessoas com mais de 50 anos. Os dois grupos foram selecionados de acordo com a presença ou ausência de dificuldades cognitivas, de comunicação, ou no lidar com meios digitais. Objetivo: Compartilhar a experiência relatada pelos participantes e a de professores, voluntárias e bolsistas no planejamento, avaliação e na relação com os participantes. Métodos: Percepções dos participantes e da equipe foram coletadas em questionários avaliativos acessíveis on-line. Resultados: Participantes valorizaram positivamente a experiência vivida, destacando expansão de conhecimentos e de relações sociais, as quais contribuíram para superação do isolamento provocado pelas medidas restritivas devidas à pandemia da Covid-19. A equipe destacou o conhecimento adquirido e aumento no grau de autoconhecimento dos participantes. Conclusões: Os cursos propiciaram reflexões consideradas relevantes para formação profissional e pessoal e para ampliação da participação social.
Referências
ALVAREZ, Ângela Maria et al. Ressignificando a arte no envelhecer: resgatando as habilidades artístico-culturais dos idosos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 7, n. 10, p. 57-69, 2010.
AYDOGDU, Ana Luiza Ferreira. Novo coronavírus e os riscos do isolamento social para os idosos: revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 5, n. 2, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Publicação on-line. Postado em 2021. Disponível em http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265 Acesso 12/2/2022;
CAMARANO, Ana Amélia. Os dependentes da renda dos idosos e o coronavírus: órfãos ou novos pobres? Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4169-4176, 2020.
DE OLIVEIRA, Guilherme Gama; SAMPAIO, Michelle Cristina. Metodologias participativas no ensino superior: uma nova proposta de ensinar e aprender. In: E. C. Wenceslau & M. L. Ponte (eds.). Práticas em Ensino, Conservação e Turismo no Brasil. São José do Rio Preto, SP: Reconecta Soluções, 2021.
MATHEUS, Ana Carolina Couto. O agravamento das desigualdades sociais na pandemia do coronavírus sars-cov-2 e a dimensão social da sustentabilidade. Virtuajus, v. 6, n. 11, p. 64-77, 2021.
NASCIMENTO, Ana Lígia Alves; OLIVEIRA, Isabela Cristini; BALAUNDE, Aline Megumi Arakawa. Grupos virtuais promotores de saúde mental de idosos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 2022.
NEMES, Maria Ines Baptistella et al. Avaliação do trabalho programático na atenção primária à saúde. São Paulo, s/n, 1995. 260p.
NUHAS – Núcleo de Humanização, Arte e Saúde. Nuhas/NETI promove cursos para terceira idade. Postado Abr 2021. Disponível em https://nuhas.paginas.ufsc.br/ Acesso 12/2/2022
OLIVEIRA, Walter Ferreira de. O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde: uma experiência coletiva de produção social de saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. Florianópolis, v. 8, n. 18, p. 214-230, 2016.
ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.