A experiência de participantes e bolsistas em dois cursos de extensão voltados para a terceira idade em tempos de Covid-19

Autores

  • Walter Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabelle Aparecida Monteiro Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Vieira Losso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samuel dos Santos Bueno Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85583

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Saúde Pública

Resumo

Foram ministrados, no semestre letivo 2021-1, como ação extensionista e por modo remoto, os cursos Cultura e Arte para a Terceira Idade e Jornadas de Cultura e Arte, voltados para pessoas com mais de 50 anos. Os dois grupos foram selecionados de acordo com a presença ou ausência de dificuldades cognitivas, de comunicação, ou no lidar com meios digitais. Objetivo: Compartilhar a experiência relatada pelos participantes e a de professores, voluntárias e bolsistas no planejamento, avaliação e na relação com os participantes. Métodos: Percepções dos participantes e da equipe foram coletadas em questionários avaliativos acessíveis on-line. Resultados: Participantes valorizaram positivamente a experiência vivida, destacando expansão de conhecimentos e de relações sociais, as quais contribuíram para superação do isolamento provocado pelas medidas restritivas devidas à pandemia da Covid-19. A equipe destacou o conhecimento adquirido e aumento no grau de autoconhecimento dos participantes. Conclusões: Os cursos propiciaram reflexões consideradas relevantes para formação profissional e pessoal e para ampliação da participação social.

Biografia do Autor

Walter Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Social and Philosophical Foundations of Education pela University of Minnesota System, Estados Unidos. Professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabelle Aparecida Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruno Vieira Losso, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Samuel dos Santos Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALVAREZ, Ângela Maria et al. Ressignificando a arte no envelhecer: resgatando as habilidades artístico-culturais dos idosos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 7, n. 10, p. 57-69, 2010.

AYDOGDU, Ana Luiza Ferreira. Novo coronavírus e os riscos do isolamento social para os idosos: revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 5, n. 2, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Publicação on-line. Postado em 2021. Disponível em http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265 Acesso 12/2/2022;

CAMARANO, Ana Amélia. Os dependentes da renda dos idosos e o coronavírus: órfãos ou novos pobres? Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4169-4176, 2020.

DE OLIVEIRA, Guilherme Gama; SAMPAIO, Michelle Cristina. Metodologias participativas no ensino superior: uma nova proposta de ensinar e aprender. In: E. C. Wenceslau & M. L. Ponte (eds.). Práticas em Ensino, Conservação e Turismo no Brasil. São José do Rio Preto, SP: Reconecta Soluções, 2021.

MATHEUS, Ana Carolina Couto. O agravamento das desigualdades sociais na pandemia do coronavírus sars-cov-2 e a dimensão social da sustentabilidade. Virtuajus, v. 6, n. 11, p. 64-77, 2021.

NASCIMENTO, Ana Lígia Alves; OLIVEIRA, Isabela Cristini; BALAUNDE, Aline Megumi Arakawa. Grupos virtuais promotores de saúde mental de idosos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 2022.

NEMES, Maria Ines Baptistella et al. Avaliação do trabalho programático na atenção primária à saúde. São Paulo, s/n, 1995. 260p.

NUHAS – Núcleo de Humanização, Arte e Saúde. Nuhas/NETI promove cursos para terceira idade. Postado Abr 2021. Disponível em https://nuhas.paginas.ufsc.br/ Acesso 12/2/2022

OLIVEIRA, Walter Ferreira de. O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde: uma experiência coletiva de produção social de saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. Florianópolis, v. 8, n. 18, p. 214-230, 2016.

ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ