Contribuições da Psicologia à experiência de envelhecer: relatos de um programa de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85595Palavras-chave:
Envelhecimento Humano, Velhice, Psicologia, Ensino Remoto, Divulgação CientíficaResumo
Este artigo pretende relatar as atividades desenvolvidas pelo programa de extensão Psicologia, Velhices e Envelhecimento Humano, que ofertou cursos não presenciais para pessoas de 50 anos ou mais. Foram oferecidos quatro cursos, entre maio e novembro de 2021, envolvendo temáticas na interface da Psicologia Social com o Envelhecimento Humano. Por meio das atividades, buscou-se promover a divulgação científica através da elaboração de materiais didáticos e proposição de aulas remotas; favorecer o protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos por meio do acesso a informações científicas; incentivar o acesso destas pessoas às atividades da universidade; e promover desenvolvimento e reflexões sobre o processo de desenvolvimento, de modo a contribuir para a saúde mental e qualidade de vida. Ao todo, foram inscritas 170 pessoas nos cursos e obteve-se 65 concluintes. Considera-se que o programa de extensão foi exitoso ao atingir seus objetivos, tanto na atividade de divulgação científica, como na promoção do protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos e incentivo ao acesso desses sujeitos às atividades da universidade. Os participantes destacaram as contribuições das reflexões sobre a velhice, sociedade, desenvolvimento humano, amor, sexualidade, corpo e morte, as quais favorecem o aumento da qualidade de vida e das relações interpessoais. A convivência entre pessoas idosas, ainda que de forma remota, permitiu a constituição de uma rede de apoio útil ao enfrentamento dos desafios ligados ao envelhecimento
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