Contribuições da Psicologia à experiência de envelhecer: relatos de um programa de extensão

Autores

  • Ana Maria Justo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Caroliny Duarte da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana Amaral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Maiara Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85595

Palavras-chave:

Envelhecimento Humano, Velhice, Psicologia, Ensino Remoto, Divulgação Científica

Resumo

Este artigo pretende relatar as atividades desenvolvidas pelo programa de extensão Psicologia, Velhices e Envelhecimento Humano, que ofertou cursos não presenciais para pessoas de 50 anos ou mais. Foram oferecidos quatro cursos, entre maio e novembro de 2021, envolvendo temáticas na interface da Psicologia Social com o Envelhecimento Humano. Por meio das atividades, buscou-se promover a divulgação científica através da elaboração de materiais didáticos e proposição de aulas remotas; favorecer o protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos por meio do acesso a informações científicas; incentivar o acesso destas pessoas às atividades da universidade; e promover desenvolvimento e reflexões sobre o processo de desenvolvimento, de modo a contribuir para a saúde mental e qualidade de vida. Ao todo, foram inscritas 170 pessoas nos cursos e obteve-se 65 concluintes. Considera-se que o programa de extensão foi exitoso ao atingir seus objetivos, tanto na atividade de divulgação científica, como na promoção do protagonismo e autonomia das pessoas com mais de 50 anos e incentivo ao acesso desses sujeitos às atividades da universidade. Os participantes destacaram as contribuições das reflexões sobre a velhice, sociedade, desenvolvimento humano, amor, sexualidade, corpo e morte, as quais favorecem o aumento da qualidade de vida e das relações interpessoais. A convivência entre pessoas idosas, ainda que de forma remota, permitiu a constituição de uma rede de apoio útil ao enfrentamento dos desafios ligados ao envelhecimento

Biografia do Autor

Ana Maria Justo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université, na França. Atualmente é professora adjunta do departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Caroliny Duarte da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruna Maiara Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ