Empatia, imersão e prototipação no desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva: um estudo de caso

Autores

  • Irandir Izaquiel Paulo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Erika Danielly Florêncio Pereira Muniz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josefa Laricia Ferreira Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e88167

Palavras-chave:

Design Thinking, Empatia, Imersão, Prototipação, Tecnologia Assistiva

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar a aplicação e contribuição dos aspectos do Design Thinking, especificamente a empatia, imersão e prototipação, a partir de um estudo de caso. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, objetivo exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos foi dividida em duas fases, sendo: Fase 1 – TEÓRICA por meio de pesquisa bibliográfica e revisão narrativa  e a Fase 2 – APLICADA por meio de um Estudo de Caso que teve como finalidade desenvolver um dispositivo de Tecnologia Assistiva (TA) para facilitar a transferência de uma usuária de cadeira de rodas durante sua rotina diária, para tal utilizou-se como metodologia de projeto o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos (GODP). Assim, foi verificado que a aplicação do Design Thinking, empatia, imersão e prototipação, é essencial para o desenvolvimento de projetos de Tecnologias Assistivas, contribuindo desde o momento inspiração até o momento de implementação. Permitindo a identificação de problemas e necessidades da PcD, organização e análise das ideias (mapas, matriz de decisão, blocos de referência) e desenvolvimento de possíveis soluções com o auxílio de protótipos. Com isso, espera-se reduzir o número de abandono dos dispositivos de Tecnologias Assistivas.

Biografia do Autor

Irandir Izaquiel Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design com ênfase em Tecnologia, na linha de pesquisa em Gestão de Design, com foco na Ergonomia e Design Centrado do ser Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Graduado em Design pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Membro do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Erika Danielly Florêncio Pereira Muniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Gestão. Integrante do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa de Informação, Comunicação e Cultura. Graduada em Design de Produto pela Universidade Federal da Paraíba. 

Josefa Laricia Ferreira Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal da Paraíba e Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Programa de Pós-Graduação em Design. Atua como membro do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade, linha de pesquisa de Gestão de Design e Tecnologia. 

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição - NUCOG. 

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina, atua nos cursos de Graduação em Design (Industrial e Gráfico). Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). 

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e foi é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES).

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Publicado

2022-12-21