Empatía, inmersión y creación de prototipos en el desarrollo de proyectos de tecnología de asistencia: un estudio de caso

Autores/as

  • Irandir Izaquiel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Erika Danielly Florêncio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josefa Laricia Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Díaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e88167

Palabras clave:

Design Thinking, Empatía, Inmersión, Prototipos, Tecnología de Asistencia

Resumen

Este artículo tiene como objetivo identificar la aplicación y contribución de los aspectos del Design Thinking, específicamente la empatía, la inmersión y el prototipado, a partir de un estudio de caso. Se trata de una investigación aplicada con un objetivo exploratorio-descriptivo y un enfoque cualitativo. En cuanto a los procedimientos técnicos, se dividió en dos fases: Fase 1 - TEÓRICA a través de investigación bibliográfica y revisión narrativa y Fase 2 - APLICADA a través de un Estudio de Caso que tuvo como objetivo desarrollar un dispositivo de Tecnología Auxiliar (TA) para facilitar la transferencia de una silla de ruedas. usuaria durante su rutina diaria, para ello se utilizó como metodología de proyecto la Guía de Orientación para el Desarrollo de Proyectos (GODP). Así, se verificó que la aplicación del Design Thinking, la empatía, la inmersión y el prototipado es fundamental para el desarrollo de proyectos de Tecnologías Auxiliares, contribuyendo desde el momento de la inspiración hasta el momento de la implementación. Permitiendo la identificación de problemas y necesidades de PcD, organización y análisis de ideas (mapas, matriz de decisión, bloques de referencia) y desarrollo de posibles soluciones con la ayuda de prototipos. Con esto, se espera reducir el número de abandonos de dispositivos de Tecnología Auxiliar.

Biografía del autor/a

Irandir Izaquiel , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design com ênfase em Tecnologia, na linha de pesquisa em Gestão de Design, com foco na Ergonomia e Design Centrado do ser Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Graduado em Design pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Membro do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Erika Danielly Florêncio Pereira , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Gestão. Integrante do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, na linha de pesquisa de Informação, Comunicação e Cultura. Graduada em Design de Produto pela Universidade Federal da Paraíba. 

Josefa Laricia Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal da Paraíba e Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Programa de Pós-Graduação em Design. Atua como membro do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade, linha de pesquisa de Gestão de Design e Tecnologia. 

Francisco Antonio Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição - NUCOG. 

Giselle Schmidt Alves Díaz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisadora CNPq - PQ 1D na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina, atua nos cursos de Graduação em Design (Industrial e Gráfico). Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). 

Eugenio Andrés Díaz , Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Realizou Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e foi é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA CAPES).

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Publicado

2022-12-21