Formação continuada em direitos humanos para professores da rede pública de educação básica

Autores

  • Sandor Fernando Bringmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Franzoi Dri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jean Marie Alexandre Farines Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Schultz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Ricardo Castelan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana Renostro Heinen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e88169

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Formação Continuada, Educação Básica

Resumo

O presente texto discorre sobre a organização, desenvolvimento e resultados do projeto de extensão intitulado “Curso de extensão em Direitos Humanos para professores da rede pública de educação básica de Florianópolis e região”, que vem sendo desenvolvido desde 2019. O projeto tem por objetivo central a organização de cursos de formação continuada para docentes da educação básica pública do município de Florianópolis e região metropolitana. O curso foi iniciado de forma presencial no início de 2020, com uma etapa de formação sendo realizada em uma Escola Estadual. Com o advento da pandemia de Covid-19, as atividades do projeto precisaram ser adaptadas para o formato remoto, com a organização de ciclos de debates virtuais sobre direitos humanos ao longo de 2020 e 2021 e de um curso online em 2021. Neste período, o curso contribuiu para a capacitação de centenas de profissionais da educação básica, no âmbito dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Sandor Fernando Bringmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clarissa Franzoi Dri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência Política do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux, França. Docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jean Marie Alexandre Farines, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse. Professor voluntário do Departamento de Automação e Sistemas do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFSC (de 1989 a 1992) e chefe do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC (de 2004 a 2008).

Sabrina Schultz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. 

Daniel Ricardo Castelan, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Luana Renostro Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BRASIL. COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Brasília, 2013.

TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Escolas para os Direitos Humanos e a Democracia. In: SCHILLING, Flávia (org). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. A educação em direitos humanos. In: TOSI, Giuseppe (org). Direitos Humanos: história, teoria e prática. João Pessoa: UFPB, 2004.

Downloads

Publicado

2023-04-27