Vivências de profissionais de educação física em visitas domiciliares na atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93388

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Saúde Mental Coletiva, Educação Física

Resumo

A atuação do profissional de educação física nas visitas domiciliares vem ganhando espaço no sistema único de saúde (SUS), uma vez que com a criação do programa saúde da família, as visitas domiciliares crescem no campo de atuação dos profissionais. Desta forma, o presente relato busca explorar e discutir as vivências de profissionais residentes em Saúde Mental Coletiva, eixo profissional Educação Física, durante as atividades realizadas em duas Estratégias de Saúde da Família do município de Uruguaiana/RS. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com vistas a apresentar as vivências de profissionais de educação física residentes durante a realização de visitas domiciliares. Os cenários de prática compreenderam em duas Estratégias de Saúde da Família, ambas localizadas na periferia. As experiências relatadas corroboram com a compreensão de que a atuação do profissional de educação física não se limita apenas à orientação de atividades físicas, mas engloba um processo de saber fazer amplo, mostrando a importância deste profissional para o SUS.

Biografia do Autor

Gustavo Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM. Mestre em Educação Física, pela UFSM. Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professor pelo Estado do RGS atuando em uma Escola Estadual de Faxinal do Soturno/RS e professor horista na Instituição Fisioterapia Campos, vinculada a Faculdade Delta, Campinas - SP.

Tatiane Motta Da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Unipampa. Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Unipampa. Atualmete é doutoranda em Educação em Ciências pela Unipampa.

Lidiele Roque Bueno, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa. Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, Unipampa. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atualmente residente de Educação Física no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva pela mesma instituição de ensino.

Mauren Assis de Souza, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana/RS. Professora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Fisiologia. Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana/RS. Professora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, ambos vinculados a Unipampa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

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Publicado

2023-12-22