Rosas do deserto: cultivar para empoderar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e94312Palavras-chave:
Prática Extensionista, Educação Profissional, Empoderamento Feminino, AmazonasResumo
As ações de empoderamento feminino vão muito além dos aspectos físicos e perpassam questões de independência financeira e autonomia emocional. O objetivo deste projeto foi capacitar e motivar mulheres com vulnerabilidade social para o empreendedorismo por meio de ações extensionistas, com vista à formação e capacitação técnica e profissional sobre a produção, o cultivo e a comercialização de Rosas do Deserto (Adenium obesum) e seus diversos subprodutos e insumos. O projeto foi desenvolvido entre 08 e 26 de novembro de 2021, por meio de práticas educativas em formato de curso de Formação Inicial e Continuada – FIC, utilizando a metodologia de ensino teórico-prática, além do sistema de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia – ARAP. A atividade teve como público alvo 25 mulheres do município de Coari-Amazonas e contou com cursos teóricos, oficina e atividades avaliativas. Como resultado, houve estímulo a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres, qualificando-as para manejo e cultivo de Rosas do Deserto e os diversos subprodutos de sua cadeia produtiva. Com isso, pôde-se ter incentivo ao empreendedorismo e empoderamento feminino.
Referências
AGRONEGÓCIO. Portal agronegócio, 2021. Disponível em: https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/flores/noticias/mercado-de-flores-no-brasil-atingiu-r-10-9-bilhoes-em-2021
ALMEIDA, Wilson de Jesus Beserra de. A economia brasileira no período pós-pandemia, um estudo exploratório. Revista Razão Contábil & Finanças, v. 11, n. 2, 2020.
AZEVEDO, Miri Na Batista; SERPA, Nara Cavalcante. Poder e o Empoderamento Feminino. Revista Veritas de Difusão Científica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.61616/rvdc.v4i2.43. Disponível em: https://revistaveritas.org/index.php/veritas/article/view/43. Acesso em: 16 ago. 2024.
GENÚ, Marta Soares. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018.
IBRAFLOR. Instituto Brasileiro de Floricultura. Informativo Ibraflor – Janeiro de 2021. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.ibraflor.com.br/blog-ibraflor. Acesso em: 2 set. 2024.
KAI, Flavia Obara; QUEIROZ, Adriane Railly Alexandre. Revisão sistemática sobre empreendedorismo e empoderamento feminino na base de dados da Web of Science. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v. 10, n. 2, p. 16-29, 2022.
LANDERDAHL, Maria Celeste et al. Processo de empoderamento feminino mediado pela qualificação para o trabalho na construção civil. Escola Anna Nery, v. 17, p. 306-312, 2013.
MARQUES, Anna Elisa Alves; MEDEIROS, Raissa Rayanne Gentil de; FRANÇA, Mateus Cavalcante de. Direito à cidade e desigualdade de gênero: diferenças entre as percepções de homens e mulheres sobre espaços públicos em Natal/RN e Porto Alegre/RS. Revista de direito urbanístico, cidade e alteridade, v. 7, n. 1, p. 63-84, 2021.
MARTINS, Sabrina dos Santos Vidigal; LIPP, Débora Frederico Salles; JUNIOR, René Campos Teixeira Monteiro. Tempos de pandemia: Possibilidades para os trabalhadores na nova crise que se instala. Revista Valore, v. 5, p. 136-159, 2020.
MELISSA SCOZ, T.; RAASCH, M.; GRIMALDI, F. “Mulheres Arteiras” no IFSC Campus Garopaba. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 51–57, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/126178. Acesso em: 12 maio. 2023.
MORAIS, Milene Oliveira; RODRIGUES, Thais Ferreira. Empoderamento feminino como rompimento do ciclo de violência doméstica. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/1771. Acesso em: 10 maio. 2023.
SILVA, Rubens Correia da; BARROS, Rubens Pessoa de; BARBOSA, Walysson de Oliveira; MIRANDA, Jesuíto dos Santos; SILVA, Domingos Cláudio Miranda da; LIRA NETO, Abel Barbosa; NEVES, Jhonatan David Santos das. A viabilidade do cultivo da Rosa do Deserto (Adenium odesum (Forssk.) Roem & Schult) por pequenos agricultores familiares. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 7, p. e4717, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n7-022. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/4717. Acesso em: 2 sep. 2024.
REIS, Simone Novaes; REIS, Michele Valquíria; NASCIMENTO, Ângela Maria Pereira. Pandemia e isolamento social-importância da interação plantas-pessoas. Ornamental Horticulture, v. 26, n. 3, p. 399-412, 2020.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; COSTA, Carmen Lucia Neves do Amaral; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; PASSOS NETO, Irazano de Figueiredo. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 141–148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 16 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.