Rosas do deserto: cultivar para empoderar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e94312

Palavras-chave:

Prática Extensionista, Educação Profissional, Empoderamento Feminino, Amazonas

Resumo

As ações de empoderamento feminino vão muito além dos aspectos físicos e perpassam questões de independência financeira e autonomia emocional. O objetivo deste projeto foi capacitar e motivar mulheres com vulnerabilidade social para o empreendedorismo por meio de ações extensionistas, com vista à formação e capacitação técnica e profissional sobre a produção, o cultivo e a comercialização de Rosas do Deserto (Adenium obesum) e seus diversos subprodutos e insumos. O projeto foi desenvolvido entre 08 e 26 de novembro de 2021, por meio de práticas educativas em formato de curso de Formação Inicial e Continuada – FIC, utilizando a metodologia de ensino teórico-prática, além do sistema de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia – ARAP. A atividade teve como público alvo 25 mulheres do município de Coari-Amazonas e contou com cursos teóricos, oficina e atividades avaliativas. Como resultado, houve estímulo a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres, qualificando-as para manejo e cultivo de Rosas do Deserto e os diversos subprodutos de sua cadeia produtiva. Com isso, pôde-se ter incentivo ao empreendedorismo e empoderamento feminino.

Biografia do Autor

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2009/2012), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte (2006), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Kenne Kayoly de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil (2017). Gerente de Recursos Humanos da Universidade Federal do Amazonas , Brasil. Turismóloga, formada no Instituto Manuara de Ensino Superior - IMES em 1998. Especialista em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas em 2006.

Iracema Ramos Martins, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. 

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010), em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008) e em licenciatura em Química pela Universidade Única (2022). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2024-12-18