As redes sociais como meio de superação das barreiras de acessibilidade: a experiência do Portal do Bicentenário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e94633

Palavras-chave:

Redes Sociais, Acessibilidade, Portal do Bicentenário, Educação, Comunicação

Resumo

Este trabalho reúne reflexões sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto Portal do Bicentenário (CNPq/Fapemig). O objetivo é apresentar a experiência das atividades desenvolvidas nas redes sociais, cujo foco é a comunicação acessível às pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva; também pretendemos analisar as limitações e potencialidades do uso feito das mesmas dentro do projeto, orientado para a produção e divulgação de conteúdos relacionados à efeméride dos 200 anos de independência do Brasil. Para isto, realizou-se levantamento bibliográfico de artigos científicos, teses, dissertações e livros, assim como da legislação pertinente. Em paralelo, foram incluídos nos balanços as publicações, vídeos e outros produtos do Portal do Bicentenário, examinados sob a ótica da comunicação acessível.

Biografia do Autor

Euclides Gomes de Souza Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professor do curso de Libras básico na Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Raquel Freire Bonfim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada na Licenciatura em História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional da mesma instituição (PPGE/UESC). 

Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Professora da Educação Básica. 

Maria Beatriz Gomes Bellens Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora no Ensino Fundamental II, membro do grupo de pesquisa Portal do Bicentenário e tutora à distância na UNIRIO (CEDERJ/Fundação CECIERJ). 

Referências

AMANCIO, Dayse Leticia Pereira; MENDES, Diego Costa. Pessoas com deficiência e ambiente de trabalho: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 29, e0140, p. 161-180, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/CPZzr47ZxmxtRC9yGvVKnYH/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15.290: Acessibilidade em Comunicação na televisão. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

BARROS, Gilmar Gomes de; LIRA, Edna Karina da Silva; MIRANDA, Angélica Conceição Dias; JACINTHO, Eliana Maria dos Santos Bahia. Editoras universitárias do Brasil: utilização do software OMP para edição, mapeamento das políticas de privacidade, acessibilidade e licenças de uso e reprodução. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas – SP, v. 23, p. 1-21, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/HL5gyq5SSPfr9tJ7kCSJTVk/. Acesso em: 29 de março de 2025.

BORGES, Wanessa Ferreira; MENDES, Eniceia Gonçalves. Tecnologia assistiva e baixa visão: apps e recursos de acessibilidade em dispositivos móveis. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos – SP, v. 32, p. 1-19, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/fDQp57YtBgLmxvcvXzSjD7s/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

BRANCO, Ana Paula Silva Cantarelli; LEITE, Lucia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Produções acadêmicas sobre “acessibilidade” no portal C@thedra. Barbarói, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 43, p. 242-260, nov. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5608. Acesso em: 03 de janeiro de 2023.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 De Dezembro De 2005. Decreto regulamentar sobre Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/decreto/d5626.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.626%2C%20DE%2 022,19%20de%20dezembro%20de%202000. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 112, n. 12, p. 2, 20 de dezembro de 2000. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10098-19-dezembro-2000-377651- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Lei de LIBRAS. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/buscageral?termo=janela+de+LIBRAS#gsc.tab=0&gsc.q=janela%20de%20LIBRAS&gsc.page=1. Acesso em: 8 de fevereiro de 2023.

BRIEGA, Diléia Aparecida Martins. O ENEM como via de acesso do surdo ao ensino superior brasileiro. 121f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8831. Acesso em: 03 de janeiro de 2023.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. História do Brasil e revisões historiográficas. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 43, p. 21-37, jul. 2016.

DEBEVC, Matjaz; KOSEC, Primoz; HOLZINGER, Andreas. Improving multimodal web accessibility for deaf people: Sign language interpreter module. Multimedia Tools and Applications, California, v. 54, n. 1, p. 181-199, 2011.

FRAZ, Joeanne Neves; HOTT, Daniela Francescutti; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; RODRIGUES, Georgete Medleg. Tecnologia assistiva: produtos disponíveis na internet. PontodeAcesso, Salvador, v. 13, n. 3, p. 70-80, dez./2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35225. Acesso em: 04 de janeiro de 2023.

GOERCK, Cleonice Sabine; AREOSA, Silvia Virginia Coutinho. Implementação da política de acessibilidade comunicativa: o segmento televisivo em canais abertos de veiculação estadual. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 215-232, mai./ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/3hNPFDyqbwCzHhZhP6KFsDg/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

KOEHLER, Andressa Dias; FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Audiodescrição, dialogismo e exotopia no teatro. Alfa, São Paulo, v. 65, p. 1-18, 2021. Disponível em: scielo.br/j/alfa/a/pMts9bqKLhhkgCZ7VkKZPzx/?format=pdf. Acesso em: 29 de março de 2025.

MALERBA, Jurandir. As Independências do Brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica. História, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 99-126, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/m4hRWnW5gHnRrmbVZK6cvYn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

MARINHO, Letícia Carvalho de Mattos; ROCHA, Jessica Norberto. Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line: tendências em uma revisão bibliográfica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, fluxo contínuo, p. 1-29, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/TpyRKtfHRqm55XCxdvcfPts/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

MISAGLIA, Vivian. Direitos das Pessoas com Deficiência: diversidade, inclusão, acessibilidade universal e cidadania. In: OLIVEIRA, Mara; AGUSTIN, Sérgio (orgs.). Direitos humanos: emancipação e ruptura. Caxias do Sul, RS: Educs, 2013, p. 1014-1023.

NAPOLITANO, Carlo José; LEITE, Lucia Pereira; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Acessibilidade em Pauta na Comunicação Midiática. Journal of Research in Special Educational Needs, Staffordshire, v. 16, n. S1, p. 126-129, 2016.

QUEM Somos. Portal do Bicentenário. S/l, 2022. Disponível em: https://portaldobicentenario.org.br/sobre-o-portal. Acesso em: 09 de janeiro de 2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, v. 12, n. 1, p. 10-16, mar./abr. 2009.

SCHLINDWEIN, Ana Flora; ROCHA, Daniele Silva. LIBRAS e tecnologia: práticas translíngues na produção de youtubers surdos. Revista D.E.L.T.A, São Paulo, v. 39, n. 1, pp. 1-27, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/jDnPP9Z8bKr8SkDfpQMx6Mb/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

SILVA, Míriam Célia Rodrigues; LOPES, José de Sousa Miguel. Entre a arte de comunicar e o ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 28, 2020, pp. 1-46. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/rf6RyTp47mRqSVPtnmyfN8f/?lang=pt. Acesso em: 29 de março de 2025.

TUXI, Patrícia; ANJOS, Raphael Pereira; SOARES, Virgílio; MACHADO, Saulo. Janela de LIBRAS: um modelo de espaço de sinalização para produções audiovisuais. Brasília: Câmara dos Deputados/Equipe LIBRAS para Arte, s/d. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cpd/arquivos/apresentacao-sra-patricia-tuxi/view .Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-28