Estruturas de bambu para animais de cultura: divulgação da técnica de construção na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96612Palavras-chave:
Arquitetura Sustentável, Projeto de Extensão, Bambu, Infraestrutura Rural, AmazôniaResumo
Na região amazônica as atividades econômicas geram grande pressão sobre os recursos naturais. O uso de um recurso natural endêmico, abundante e renovável como o bambu é uma alternativa à atividade madeireira e de apoio aos meios de vida das comunidades rurais. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto de extensão “Construção colaborativa de infraestruturas com bambu em áreas Rurais”, dentro das ações do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Construção Sustentável, cujo objetivo
foi o reforço de conhecimentos sobre a construção de infraestruturas agrícolas em bambu e culminou na concepção da proposta de dois modelos de infraestrutura rural em bambu, apresentados em manuais de construção que serão divulgados na região amazônica do Equador, Peru e Colômbia. A execução do projeto contribui para a disseminação do conhecimento sobre o uso sustentável do bambu nas estruturas para animais de cultura.
Referências
Asociación Colombiana de Ingeniería Sísmica-AIS. (2010). NSR-10. Reglamento colombiano de construcción sismorresistente. https://nuevalegislacion.com/files/susc/cdj/conc/nsr_10.pdf
Barnet, Y., Cerrón, T., Paucar, R., Jabrane, F. & Serra, A. (2022). Manual de construcción de estructuras livianas con bambú en el Perú: Guía Técnica. https://www.inbar.int/wp-content/uploads/2022/07/2022_Manual-de-construccion-de-estructuras-livianas-con-bambu-en-el-Peru_INBAR_Web.pdf
INEN – Instituto Ecuatoriano de Normalización. (2016). NEC-SE-Guadúa: Estructuras de Guadúa. https://www.habitatyvivienda.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/04/NEC-SE-GUADUA-VERSION-FINAL-WEBMAR-2017.pdf
INBAR – Red Internacional del bambú y el Ratán (2023). Innovación y promoción del bambú a través de procesos de investigación-acción para una agricultura resiliente en Colombia, Ecuador y Perú – Bambuzonía. Recuperado de: https://www.inbar.int/es/project/bambuzonia/ Recuperado el 18 de agosto de 2023.
Jaramillo, A.; Berrú, P.; Batres, J. (2022a) Manual de construcción de Corral progresivo para gallinas ponedoras. INBAR- Ikiam (En proceso de revisión).
Jaramillo, A.; Berrú, P.; Batres, J. (2022b) Manual de construcción de Corral progresivo para cabras. INBAR- Ikiam (En proceso de revisión).
Londoño, X. (2021). Diversidad de bambúes en las provincias amazónicas de Napo, Pastaza y Morona Santiago - Ecuador: Guía Técnica. https://www.inbar.int/wp-content/uploads/2022/03/Guia-Especies-de-Bambu-Amazonia-Ecuador.pdf.
Ministerio de Vivienda Construcción y Saneamiento. (2012). Norma Técnica E-100: Bambú. https://www.sencico.gob.pe/descargar.php?idFile=180
Secretaría Técnica de la Circunscripción Territorial Amazónica - CETEA (2021). Programa de desarrollo integral de la circunscripción territorial especial amazónica mediante gestión eficiente del fondo común. https://www.secretariadelamazonia.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2022/02/Proy_-Programa_desarrollo_Ctea_act_2022.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.