Relevância da experiência em extensão universitária com povos indígenas na formação acadêmica de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e98270Palavras-chave:
Povos Indígenas, Saúde Indígena, Enfermagem, VoluntariadoResumo
Historicamente, os povos indígenas no Brasil enfrentaram negligência e violência, com acesso limitado aos serviços de saúde. Para melhorar essa situação, é crucial repensar a formação em saúde, integrando universidades e serviços por meio da extensão universitária. Uma iniciativa de estudantes de enfermagem foi realizada para destacar a importância da extensão na formação acadêmica para a atenção integral e humanizada à saúde indígena. O projeto envolveu promoção de saúde, prevenção de doenças e educação, visando sensibilizar estudantes, profissionais e a sociedade sobre a necessidade de ações efetivas para as populações nativas. O estudo descritivo, realizado entre 14 e 21 de julho de 2023 nas reservas indígenas de Dourados-MS, como parte da 12ª Missão da Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida, incluiu sete etapas e ofereceu contribuições significativas para a enfermagem. As atividades práticas e o desenvolvimento do pensamento crítico destacaram a saúde como um conceito amplo, abrangendo aspectos físicos, emocionais, culturais e sociais, e ressaltaram a importância de uma abordagem holística na atenção à saúde indígena.
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